Ladrão invade comércio e golpeia com facão casal de idosos e cadela pit bull
Por Santa Portal em 18/01/2023 às 11:24
Um casal de idosos foi ferido a golpes de facão por um homem que tentou roubar o imóvel onde as vítimas residem e possuem um comércio de sucata, na Avenida Monteiro Lobato, na Vila Atlântica, em Mongaguá, no início da madrugada de terça-feira (17). Até a cadela pit bull da família foi esfaqueada. Pela manhã, policiais civis prenderam José Carlos da Silva Figueiredo, de 34 anos, em outro comércio de materiais recicláveis da cidade.
Antes da detenção, os investigadores examinaram imagens de câmeras de segurança e tiveram noção das características do assaltante. Em seguida, eles percorreram alguns ferros-velhos e localizaram José Carlos em um deles. Além de parecer com o ladrão da filmagem, ele apresentava ferimentos, aumentando as suspeitas. Questionado sobre o roubo contra o casal, ele confessou parcialmente o delito.
Embora tenha admitido a tentativa de roubo, José Carlos negou ter ferido as vítimas e a pit bull com os golpes de facão. Após ser medicado, o casal compareceu à delegacia e não teve dúvidas ao reconhecer o acusado. O delegado Luiz Carlos Vieira autuou o detido em flagrante e determinou a sua remoção à cadeia. As investigações prosseguem para apurar a sua eventual participação em outros crimes.
Como foi
O comerciante, de 69 anos, e sua mulher, de 64, estavam em casa e perceberam a presença do ladrão no comércio de sucata por meio de uma câmera de monitoramento. Ao perceber que havia sido descoberto, José Carlos armou-se com um facão do próprio estabelecimento e investiu contra o casal. Com cerca de ano, a cadela Lara começou a latir e também foi atingida. Em seguida, o marginal fugiu sem consumar o assalto.
O dono do comércio sofreu um “extenso e profundo” corte no joelho esquerdo, enquanto a sua mulher foi lesionada no dorso da mão esquerda. Essas informações constam do relatório de um médico plantonista do Pronto-socorro de Mongaguá. As vítimas tiveram os ferimentos suturados e receberam alta. Levada a uma clínica veterinária, a pit bull foi atingida na parte superior da pata direita e também precisou levar pontos.
Policiais militares encontram o facão em cima de uma prensa de latinhas de cerveja e refrigerante. A arma utilizada no crime estava suja de sangue e foi apreendida para perícia. O Santa Portal apurou que o proprietário do comércio de sucata passou mal durante a noite de terça-feira e precisou ser hospitalizado. José Carlos foi encaminhado à carceragem da Delegacia de Peruíbe. (EF)