Governo de SP oferece 200 vagas em cursos profissionalizantes na Baixada Santista
Por Santa Portal em 29/07/2025 às 16:00
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com 200 vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais de qualificação profissional do Qualifica SP, programa voltado à introdução ou recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Os moradores da Baixada Santista interessados devem se inscrever pelo site até o dia 4 de agosto.
A oferta do Qualifica SP conta com aulas presenciais em quatro cidades da região. Confira os cursos disponíveis:
- Mongaguá (100 vagas): Informática Básica (40 vagas – manhã e tarde Novo Emprego), Atendente de farmácia (20 vagas – manhã – Novo Emprego), Elétrica Residencial Básica (20 vagas – manhã – Novo Emprego) e Design de Sobrancelhas (20 vagas – manhã – Novo Emprego);
- Praia Grande (40 vagas): Gestão de Pequenos Negócios com Inclusão Digital (20 vagas – tarde – Novo Emprego) e Auxiliar de logística (20 vagas – manhã – Meu Primeiro Emprego);
- São Vicente (60 vagas): Assistente de Recursos Humanos (20 vagas – noite – Novo Emprego), Auxiliar de logística (20 vagas – tarde – Meu Primeiro Emprego) e Assistente Administrativo com Inclusão Digital (20 vagas – manhã – Novo Emprego).
As vagas estão distribuídas entre duas modalidades do programa: Novo Emprego: voltado a jovens e adultos entre 25 e 59 anos que desejam se qualificar em uma nova área ou iniciar uma nova carreira; e Meu Primeiro Emprego: direcionado a jovens de 16 a 24 anos que buscam a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.
A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas abertas.
Como se inscrever
As inscrições devem ser realizadas pelo site do programa até o dia 4 de agosto. Podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.
As aulas têm previsão de início para o dia 11 de agosto, exceto o curso de Elétrica Residencial Básica (Novo Emprego) em Mongaguá, com início previsto para dia 25 de agosto. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.