Elefante-marinho-do-sul, mamífero de 2,5 metros, repousa em praia de Mongaguá; VÍDEO
Por Santa Portal em 23/07/2025 às 20:00
Um visitante ilustre e pouco comum chamou a atenção de banhistas e moradores na manhã desta terça-feira (22) na praia de Agenor de Campos Mongaguá, no litoral de São Paulo. Um elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina), medindo cerca de 2,5 metros de comprimento, saiu do mar e permaneceu por quase uma hora na faixa de areia próxima à Plataforma de Pesca.
A presença do animal está sendo acompanhada pela equipe do Instituto Biopesca, uma das instituições que executam o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O projeto é uma exigência do licenciamento ambiental das atividades da Petrobras na região e visa monitorar os impactos sobre a fauna marinha, com supervisão do Ibama.
Segundo os biólogos do instituto, o elefante-marinho aparenta estar saudável, sem ferimentos visíveis. A hipótese mais provável é que ele esteja em descanso após uma longa jornada migratória. No entanto, a movimentação de pessoas na praia tem dificultado sua permanência por períodos mais longos na areia.
Apesar de ser raro e despertar a curiosidades de especialistas e banhistas, a população tem sido orientada a manter distância e evitar aproximação. Apesar de parecerem dóceis, esses animais são selvagens e podem reagir de forma imprevisível quando se sentem ameaçados.
O PMP-BS monitora o litoral entre os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro, dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca é responsável pelo Trecho 8, que abrange de Peruíbe a Praia Grande. Além do monitoramento, as equipes oferecem atendimento veterinário a animais marinhos vivos que estejam debilitados e realizam necropsias de animais encontrados mortos.
Elefante-marinho-do-sul, mamífero de 2,5 metros, repousa em praia de Mongaguá
— #Santaportal (@Santaportal1) July 23, 2025
Reprodução/Instagram @mongaguanewsoficial pic.twitter.com/z7dHADjqC0
Espécie rara no litoral paulista
Originário das águas geladas das ilhas subantárticas, o elefante-marinho-do-sul é um dos maiores representantes do grupo dos pinípedes – que inclui também focas, morsas e leões-marinhos. Durante o inverno, indivíduos jovens da espécie costumam aparecer ocasionalmente no litoral sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, para se alimentar ou descansar.
Em caso de avistagem de animais marinhos debilitados ou mortos, a população pode acionar o serviço de resgate pelo telefone 0800 642 3341 (horário comercial) ou pelo WhatsApp (13) 99653-9124.