Dono de clínica de idosos suspeito de maus tratos é preso no litoral sul
Por Santa Portal em 17/03/2023 às 06:00
Um homem responsável por uma clínica de idosos no bairro Balneário Flórida Mirim, em Mongaguá, foi preso na manhã desta quarta-feira (15) por suspeita de prática de maus tratos. Além disso, o estabelecimento ainda funcionava mesmo com interdição decretada pela Diretoria de Vigilância Sanitária.
De acordo com informações da Polícia Civil, os investigadores foram até o local com um mandado de busca e apreensão obtido junto ao Poder Judiciário. No imóvel, foram atendidos pelo suspeito, momento em que foi verificado que o local ainda estava em pleno funcionamento.
Os policiais realizaram buscas e apreenderam diversos cartões bancários, token de senha, extratos bancários, documentos, e alguns papéis com senhas anotadas, todos em nome de idosos que estavam sob os cuidados da clínica.
Um médico representante do Conselho de Medicina do Estado de São Paulo compareceu e acompanhou a diligência constando diversas irregularidades no local, momento em que o indivíduo foi preso em flagrante.
Além do crime de maus tratos, a retenção de cartões bancários e documentos dos pacientes tipificam o crime previsto no Estatuto do Idoso. O fato de o suspeito manter o local em funcionamento mesmo com a existência de decreto de interdição também tipifica o crime de exercício de atividade com infração de decisão administrativa, previsto no Código Penal, de acordo com a Polícia Civil.
O material apreendido está sendo analisado pela perícia.
O homem foi conduzido até a Delegacia para lavratura dos procedimentos da prisão em flagrante e conduzido ao sistema penitenciário.