Diretoria de Saúde capacita profissionais para abertura do Centro Obstétrico

Por #Santaportal em 01/10/2015 às 18:32

MONGAGUÁ – Um ciclo de capacitação está sendo promovido pela Diretoria de Saúde de Mongaguá, na sexta-feira (2). O Curso visa futura abertura do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Municipal Drª Adoniran Correa Campos.

O treinamento ficará a cargo do enfermeiro Thiago Santos Rosário, referência no assunto, que atua na APAE de São Paulo. O evento acontecerá das 14 às 17 horas, na própria unidade hospitalar, envolvendo enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem.

“Com a reabertura do complexo e, consequentemente, o retorno da totalidade do atendimento médico e de enfermagem, relacionados especialmente ao acompanhamento adequado e integral das gestações, parto e pós-parto, observamos a importância dessa iniciativa como uma atualização de conhecimentos técnico e científico e aprimoramento da atenção prestada, garantindo, assim, maior assistência e conforto às mães e bebês”, destaca a chefe de Enfermagem do hospital, Rivoneide de Souza Oliveira.

Segundo a técnica, o principal objetivo é orientar as equipes quanto à importância do exame, doenças que são detectadas, interpretação dos resultados do teste e o aconselhamento dos familiares. “O exame diagnostica pelo menos seis patologias metabólicas e genéticas, dentre elas, a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito, que se não tratadas a tempo, podem ocasionar deficiência intelectual. Por esses e outros motivos é que o teste é essencial, já nas primeiras horas de vida. Devemos prevenir e reduzir a mortalidade por essas doenças.”

É chamado de teste do pezinho porque o exame consiste em uma picadinha no calcanhar do bebê para retirar algumas gotas de sangue. O calcanhar é uma região com muitos vasos sanguíneos e a coleta do sangue é feita rapidamente com um único furinho. “Fazer o teste é um direito da criança e um dever dos pais. O exame detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê. O teste é obrigatório”, ressalta a chefe de Enfermagem do hospital.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.