Chuvas causam mais de R$2 milhões em danos em Mongaguá

Por Santa Portal em 27/01/2026 às 06:00

Matheus Santana/Prefeitura de Mongaguá
Matheus Santana/Prefeitura de Mongaguá

Mongaguá contabilizou prejuízos superiores a R$ 2 milhões após as fortes chuvas registradas desde o início de janeiro de 2026 e deu início a uma parceria técnica com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) para embasar, por meio de laudos técnicos, o registro oficial dos danos e os pedidos de apoio junto aos governos estadual e federal.

Durante a vistoria preliminar, técnicos visitaram locais estratégicos e já impactados pelos eventos climáticos, como o bairro Itapoan, o Ginásio Jacozão, a quadra poliesportiva da Vila Atlântica, na Rua Luiz Pereira Barreto, além da Rua Maria Rita da Silva, que sofreu alagamentos recorrentes.

Nos pontos vistoriados, foram identificados riscos e danos estruturais que já haviam sido constatados anteriormente pela Secretaria de Obras Públicas (SEOP), agora apresentados ao Crea-SP para a elaboração de laudos técnicos detalhados.

De 5 a 25 de janeiro, Mongaguá já enfrentou três grandes impactos por conta das chuvas intensas. “Tivemos a coincidência de maré alta e ressaca, o que comprometeu o escoamento das águas pluviais e fluviais, causando alagamentos, enchentes e inundações, especialmente em áreas próximas a rios, valas e córregos”, explicou o secretário de Obras Públicas da cidade, Carlos Cafema.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.