X-9 levará força da favela para buscar seu vigésimo carnaval
Por Rodrigo Cirilo em 22/01/2024 às 06:00
Com o enredo Meu nome é favela, a X-9 dará voz as comunidades marginalizadas pela sociedade, apresentando a diversidade de cores, culturas e talentos escondida em becos e vielas. A Pioneira será a penúltima a desfilar na primeira noite do Santos Carnaval 2024, em 2 de fevereiro, na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz.
No ano de seu octagésimo aniversário, celebrado em 1º de maio, a maior campeã santista, com 19 títulos oficiais, vai em busca da vigésima taça. A última conquista da agremiação do Macuco foi em 2017. Desde então, foram três vices e um terceiro lugar.
“A escola está com todo vapor. A diretoria está indo para luta. É uma guerra para ser campeã, mas vai ser uma guerra boa”, conta Sandra Maria Silva Barreto, conhecida como Sandrinha da X-9.
O desfile da Pioneira contará com 2,3 mil componentes, 16 alas, três carros e um quadripé. De acordo com o diretor-geral de Harmonia, Antônio Carlos Braz Cairrão Júnior, o professor Júnior, a escola surpreenderá com a imponência de suas alegorias e departamentos.
“O impacto já vai começar pela comissão de frente, com certeza. Além dos nossos carros que estão grandiosos, bem como todos os nossos departamentos. Vamos dar um show como a gente sempre faz”, explica.
Assim como nos últimos 14 anos, Bolinha será o intérprete oficial, ao lado dele estará Emerson Dias, do Salgueiro. Já a bateria Magia Xisnoveana terá o comando do Mestre Waguinho e da rainha de bateria Francine Carvalho.
O samba-enredo, que contrasta a resistência à desigualdade com o sonho de um futuro melhor, é uma composição de Alê Lopes, Mitch, Adriano Santos, Ricardinho Novaes, Sérgio Carmo, Edirley Fernandes e Xuxu do Cavaco.
Samba-enredo
X-9 é paixão pra vida inteira
Sou pioneira, Macuco é o meu lugar
Eu sou a voz dos becos e vielas
Orgulho é dizer: meu nome é favela!
Pátria mãe perdida
Que fez de mim um filho sem vida
Refém de um cativeiro social
Combatente de uma guerra desigual
Raiz, miscigenação
Tem sangue preto derramado na herança
Será que a liberdade existiu, Brasil?
Onde está que ninguém viu?
Nordestinos valentes não ficam ao léu
Constroem seus sonhos tocando o céu
Renovando a esperança
No sorriso da criança
É som de gueto, de favelado
Cada barraco um mundo encantado
Eu sou black, rap, funk e samba
Cultura popular, celeiro de bambas
Minha arte atravessando fronteiras venceu
A confiança enfim transcendeu
Pra mudar meu destino
Divino, vivemos o amém e o axé
Na luta nunca perdemos a fé
Não me leve a mal aqui se vive o bem
A mesa do bar é nosso divã
Sair trabalhar, sonhar com o amanhã
Resistir, viver com alegria
Olhem por nós nessa folia!
Carnaval 2024
O Santos Carnaval 2024 acontecerá nos dias 2 e 3 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Padre Paulo, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Unidos da Zona Noroeste, União Imperial, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.
Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Imperatriz Alvinegra, Império da Vila e Dragões do Castelo pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, Amazonense, Sangue Jovem e Brasil.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 28 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.
A transmissão do Carnaval de Santos pela Santa Cecília TV tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santos, Proplastik, Plano Santa Saúde, Capazzo Saúde & Bem Estar, Akai Cosméticos & Magazine, Leven e Casino Monte Serrat.