Santos celebra Alvorada do Samba com lançamento de projeto de centro cultural e homenagens
Por Santa Portal em 02/12/2023 às 16:00
Uma tradição de exatos 60 anos se manteve viva na manhã deste sábado (2), com a realização da Alvorada do Samba. Às 6h, a comunidade do samba santista se reuniu no pátio da CET-Santos, na Vila Mathias, mesmo lugar onde um dia foi o Quilombo do Pai Felipe, o Rei Batuqueiro.
O evento marcou também a comemoração do Dia do Samba, celebrado neste sábado, e o anúncio do projeto do Centro Cultural Pai Felipe, que futuramente funcionará no local. “Este lugar tem tantas histórias bonitas, histórias de libertação e histórias do desenvolvimento de Santos, pois daqui saíam os primeiros bondes do transporte público da nossa Cidade. Todo este espaço será reformado”, anunciou o prefeito de Santos, Rogério Santos.
O Centro Cultural Pai Felipe vai homenagear a cultura preta e as pessoas que formaram a Cidade. Quando for entregue à população, Santos ganhará mais um agradável espaço para realização de diversas manifestações culturais, em especial o samba e a capoeira, resgatando as histórias e memórias do quilombo.
Conforme o projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o Centro Cultural Pai Felipe contará com espaço para eventos, recanto com espelho d’agua, esplanada para realização Alvorada do Samba e de outras atividades, Memorial do Samba, salas para uso do Conselho do Samba de Santos e Liga Independente e Cultural das Escola de Samba de Santos (Licess), salas de administração e espaço multiuso.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
O projeto dará ainda mais valor ao espaço que no final do século XIX era o local onde o povo negro praticava os batuques africanos que originariam o samba, chefiados por Pai Felipe, conhecido como o Rei Batuqueiro. Escravo fugitivo, supõe-se que ele era filho de um rei africano e, por conta disso, muito respeitado entre os negros das diversas nações existentes no quilombo. Outra ação de valorização da região do quilombo foi realizada em agosto deste ano, quando a Secretaria de Cultura de Santos (Secult) apresentou em Brasília uma proposta para que o Quilombo do Pai Felipe obtenha o reconhecimento como patrimônio cultural chancelado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Homenagens
Momentos antes do anúncio feito pelo prefeito, a Alvorada do Samba seguiu o rito tradicional, com queima de fogos, seguida do toque de clarim, execução das 21 batidas no surdo e a deposição de flores no monumento em homenagem a Pai Felipe, acompanhada pela corte carnavalesca, casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba da Cidade e diversas personalidades do mundo do samba.
Foto: Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos
Ao som da bateria da escola de samba Real Mocidade, o Conselho do Samba de Santos entregou novas patentes a pessoas que trabalham para o desenvolvimento do carnaval na Cidade. Foram agraciados com o título de ‘Damas do Samba’ Magali Fernandes de Barros e Elisa Maria Gardiano. Como ‘Cabo do Samba’ forma agraciados Ernesto Roberto Abelha de Carvalho, Carlos Teixeira Filho, Osir Venâncio Martins Filho, Josinaldo dos Santos e Luiz Fabiano de Souza Cruz. Já Darwin Ferreira Barbosa e Eurico Silva foram condecorados como ‘Generais do Samba’. Por fim, o secretário de Cultura, Rafael Leal, recebeu o título de ‘Cabo Honorífico do Samba’.
A Alvorada do Samba foi uma realização da Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho do Samba e Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos.