19/08/2024

Mirada homenageia o Peru em sua 7ª edição, além de trazer peças da América Latina, da Espanha e de Portugal

Por Santa Portal em 19/08/2024 às 16:56

Divulgação/ Ramiro Contreras
Divulgação/ Ramiro Contreras

Em sua 7ª edição, o Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas leva para o Sesc Santos e outros locais da região da baixada santista a diversidade da produção cênica contemporânea de países da América Latina, da Espanha e de Portugal.

De 5 a 15 de setembro, o festival, realizado bienalmente pelo Sesc São Paulo, reúne 33 espetáculos de múltiplas linguagens em teatro, dança e performance. Também integram a programação atividades formativas, shows, instalação imersiva e encontro de programadores e diretores de festivais de artes cênicas nacionais e internacionais.

As peças, muitas delas vistas pela primeira vez no Brasil, abordam assuntos relevantes para a atualidade, como as relações com a natureza e questões indígenas e decoloniais, provocando reflexões sobre violências, gênero e identidades, migrações e deslocamentos, relações de poder e diversidade de corpos. 

Os ingressos estão disponíveis no portal sescsp.org.br/mirada, no aplicativo Credencial Sesc SP, na Central de Relacionamento Digital (centralrelacionamento.sescsp.org.br) e nas bilheterias das unidades. No Sesc Santos, a compra pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Entradas de R$10 (credencial plena), R$20 (meia) e R$40 (inteira).

País homenageado

Neste ano, o Mirada tem o Peru como país homenageado. Os oito espetáculos escolhidos refletem a pluralidade do país e colocam em cena aspectos de sua identidade e de sua história, abordando, por exemplo, as crises políticas e sociais recentes.

A abertura traz as peças El Teatro Es un Sueño, do grupo Yuyachkani, e Esperanza, de Marisol Palacios e Aldo Miyashiro. A primeira homenageia o teatro, criando um momento de fantasia em que vida cotidiana, encenação e música ao vivo se mesclam. Já a segunda reconta o conturbado momento que viveu o Peru nos anos 1980 pela história de uma família de classe média.

Dois trabalhos com texto e direção de Mariana de Althaus também integram a programação. Quemar el Bosque Contigo Adentro reflete sobre as violências de gênero a partir de um universo simbólico, que entrelaça natureza e relações sociais, enquanto La Vida en Otros Planetas, produção do ICPNA Cultural, traça um panorama da educação pública no Peru pelos olhos de um grupo de professores e alunos.

Há, ainda, espetáculos que costuram narrativas pessoais e ciclos de violência históricas, caso do inédito El ricón de los muertos, com direção de Yanira Dávila e Sebastián Rubio e atuação de Ricardo Bromley. Outros se debruçam sobre questões das mulheres, como Mama Angélica, do grupo Antares Teatro, e ¿Dónde Están las Feministas? Conferencia Performática de una Falsa Activista, de Liliana Albornoz Muñoz, além de trabalhos que abordam a corrupção e o abuso de poder, caso de El Presidente Más Feliz, da coreógrafa Cristina Velarde.

A música peruana também ganha destaque em apresentações como AYACÁN, show performativo do peruano Pável Paniagua, MedioAmor/MedioMiedo, mescla de espetáculo teatral e musical do cantor e compositor trans Eme, e o show do grupo Los Mirlos, considerado um dos precursores da cúmbia amazônica, quefunde os sons tradicionais do gênero a elementos da música psicodélica. A programação faz parte do Ponto de Encontro, agenda noturna de fruição artística do festival, pensada para celebrar a diversidade e convidar à troca de ideias.

Além dos trabalhos peruanos, compõem a seleção de espetáculos 12 obras vindas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai, e mais 13 peças nacionais dos estados de Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A programação completa do Mirada pode ser acessada em sescsp.org.br/mirada e nas redes sociais do Sesc Santos e do Sesc São Paulo.

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