Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas traz apresentações e performances de dança

Por Santa Portal em 26/08/2024 às 09:49

Crédito: Bento Clicks
Crédito: Bento Clicks

O Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc São Paulo, acontece entre 5 e 15 de setembro, em Santos, e tem o Peru como país homenageado. Serão apresentadas 33 peças vindas de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai, e mais treze trabalhos nacionais dos estados Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, além das Atividades Formativas, Ponto de Encontro, agenda noturna de fruição artística do festival, e o Mirada Pro – reunião de programadores internacionais e nacionais de festivais de artes cênicas do mundo todo também fazem parte do evento.

Nesta edição, os trabalhos ressaltam temáticas das realidades de seus países e de seus artistas. A partir desse panorama, os espetáculos e as Atividades Formativas de dança presentes trazem para cena reflexões sobre poder, identidades, violências e relações com a natureza.

A programação de dança é formada pelos espetáculos El Presidente Más Feliz, de Cristina Velarde, do Peru; Cruzades, de Jon Maya e Adriana Bilbao, do País Basco/Espanha; As Cores da América Latina, da Panorando Cia e Produtora, Brasil (Amazonas), e Vapor, ocupação infiltrável, da Original Bomber Crew, Brasil (Piauí).

Nas Atividades Formativas, dois Encontros Moventes com o paulistano Cristian Duarte e a peruana Cristina Velarde oferecem aulas com suas técnicas. E Dança que eu Danço reúne um grupo de artistas de diferentes modalidades.

Mais sobre as apresentações de dança

Do Peru, país homenageado este ano, a coreógrafa, pesquisadora cênica e professora do Departamento de Artes Cênicas da Pontifícia Universidade Católica do Peru, Cristina Velarde apresenta o espetáculo El Presidente Más Feliz. Os seis intérpretes misturam dança, música e criações audiovisuais, em uma sátira sobre o abuso de poder e a corrupção. Com ironia, questionam como o poder desmedido pode gerar crises e incertezas, polarizar discursos e fragilizar nossa capacidade de colaboração com o outro.

A artista peruana também oferece uma aula aberta de prática de dança dentro dos Encontros Moventes, parte das Atividades Formativas. Como no espetáculo, sua investigação transita nas expectativas e desejos do indivíduo como ser social. Com sua técnica, os participantes são convidados a se aproximar e experienciar de forma prática a vivência coletiva.

Crédito: Paul Mayca

A obra Cruzades, do País Basco/Espanha, de Jon Maya e Adriana Bilbao, reúne dois artistas de tradições coreográficas distintas; de um lado a dança basca; de outro, o flamenco. Em cena, as manifestações culturais diversas, com identidades específicas, procuram encontrar um entendimento através de suas danças.

Do Brasil, As Cores da América Latina, espetáculo da Panorando Cia e Produtora, do Amazonas, também propõe um diálogo entre três manifestações culturais diferentes: a celebração chilena Fiesta de la Tirana, o ritual de dança peruano Huaconada e o Cavalo Marinho, tradicional folguedo cênico brasileiro. A partir dessa pesquisa, usa essas manifestações como metáfora do esquecimento que as tradições latino-americanas atravessam.

Do Piauí, a Original Bomber Crew apresenta Vapor, ocupação infiltrável, como parte de sua pesquisa que une capoeira e breaking. Com corpos diversos, o título do espetáculo remete à gíria que, nas quebradas de cidades brasileiras, se refere ao jovem que morre, evapora, sem que a sociedade se importe.

Montagem / Divulgação

O coreógrafo paulistano Cristian Duarte, no Encontro Movente, dá uma aula aberta para o público com sua técnica de dança. Com a ideia de mover o corpo e a imaginação, usa como ponto de partida verbos para propor movimentos como andar, agachar, puxar, empurrar, rebolar e copiar.

Dança que eu Danço é uma ação em que um grupo de artistas de diferentes modalidades da dança ocupa o mesmo espaço, apresentando aos espectadores estilos diversos, como ballroom, danças urbanas e flamenco. Com Patfudyda, Panorando Cia., Adriana Bilbao, Mad Feeling Crew, Beach Black Samba-Rock e Cia Etra de Dança.

Acessibilidade

  • Audiodescrição em Vapor, ocupação infiltrável.

A programação completa do Mirada pode ser acessada em sescsp.org.br/mirada e nas redes
sociais do Sesc Santos e do Sesc São Paulo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.