19/08/2024

Com foco nas artes cênicas ibero-americanas, Mirada leva para Santos 33 peças de 10 países

Por Santa Portal em 19/08/2024 às 17:10

Divulgação/ CNA
Divulgação/ CNA

O Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas chega à sua 7ª edição. Entre os dias 5 e 15 de setembro, a mostra realizada bienalmente pelo Sesc São Paulo leva para o Sesc Santos e outros locais da região da Baixada Santista a diversidade da produção cênica contemporânea de países da América Latina, da Espanha e de Portugal. Ao todo, 33 espetáculos de 10 países integram a programação, também composta por uma série de atividades que dialogam com as obras apresentadas.

Neste ano, o país homenageado é o Peru. Dando foco a novos e renomados criadores, além de discussões sobre identidade, realidades e crises sociais e políticas, são apresentados onze trabalhos peruanos, sendo oito espetáculos e três obras musicais e performativas.

Entre eles, estão duas peças com texto e direção de Mariana de Althaus: Quemar el Bosque Contigo Adentro reflete sobre as violências de gênero a partir de um universo simbólico, que entrelaça natureza e relações sociais, enquanto La Vida en Otros Planetas, produção do ICPNA Cultural, traça um panorama da educação pública no Peru pelos olhos de um grupo de professores e alunos.  

Há, ainda, 12 produções da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai, muitas vistas pela primeira vez no Brasil, além de 13 peças nacionais. 

Com texto e direção de Paul B. Preciado, o trabalho espanhol Yo Soy el Monstruo que os Hablarecria uma fala do autor para psicanalistas em que denuncia a violência a corpos dissidentes e convida o grupo a abrir-se às mutações de gênero. Também da Espanha, o espetáculo de dança Cruzades, de Jon Maya e Adriana Bilbao, coloca em cena o encontro de dois artistas de duas culturas coreográficas diferentes: o flamenco e a dança basca. 

Vindo do Uruguai, Sergio Blanco dá continuidade a sua pesquisa de autoficção e faz uma homenagem à memória de sua mãe em Tierra, seu mais recente espetáculo. Já o universo do cineasta Rainier W. Fassbinder inspira Sombras, Por Supuesto, trabalho da diretora argentina Romina Paula e da Compañía El Silencio.

No espetáculo colombiano Historia de una Oveja, o Teatro Petra e o Centro Nacional de las Artes refletem de forma lúdica e cômica sobre migração e deslocamentos forçados, e, no espetáculo mexicano Mendoza, o Los Colochos Teatro leva Macbeth, de Willian Shakespeare, para o contexto do México revolucionário de 1910.

Há, ainda, coproduções entre os países, como G.O.L.P.,em que o português Teatro Experimental do Porto e o chileno Teatro La María repetem a parceria, que antes deu origem a Estreito/Estrecho, apresentado no Mirada de 2022. Agora, com tons de absurdo, refletem sobre regimes sociais e relações coloniais.

Criação colaborativa entre os portugueses da Má-Criação e os brasileiros dos Foguetes Maravilha e Dimenti, o espetáculo Subterrâneo, um Musical Obscuro tem como ponto de partida as notícias sobre os 33 homens presos num desabamento na Mina San José, no Chile, em 2010.

Obras site-specific e de rua

Nesta edição do Mirada, também ganham destaque obras site-specific, nas quais os locais se conectam com as criações, assim como peças apresentadas na rua e em espaços públicos. É o caso de A Velocidade da Luz. Resultado de uma residência de quatro semanas com pessoas idosas da região de Santos, o espetáculo do diretor argentino Marco Canale, ocupa diversos espaços do Centro Histórico, entrelaçando histórias reais e uma trama fictícia.

PALMASOLA – uma cidade-prisão, obra boliviana dirigida pelo grupo suíço KLARA-Theaterproduktionen, recria a cidade-prisão de Palmasola, na Bolívia, pela história de um prisioneiro suíço que precisa entender as regras de sobrevivência dali. Em Granada, abordagem feminista do mito grego de Perséfone criada pela artista chilena Paula Aros Gho, o público testemunha ações à distância enquanto ouve, através de fones de ouvido, a narradora que tenta encontrar a origem da violência patriarcal.

Obras voltadas às crianças também estão na programação, como O Estado do Mundo (Quando Acordas), do grupo português Formiga Atómica. A partir da história de um garoto que recebe um convite inesperado, a peça questiona até que ponto os objetos cotidianos podem ser responsáveis por catástrofes naturais.

Os ingressos estão disponíveis no portal sescsp.org.br/mirada, no aplicativo Credencial Sesc SP, na Central de Relacionamento Digital (centralrelacionamento.sescsp.org.br) e nas bilheterias das unidades. No Sesc Santos, a compra pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Entradas de R$10 (credencial plena), R$20 (meia) e R$40 (inteira).

A programação completa do Mirada pode ser acessada em sescsp.org.br/mirada e nas redes sociais do Sesc Santos e do Sesc São Paulo.

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