Carnaval 2024: Santos tem novos Cidadão e Cidadã Samba
Por Santa Portal em 11/11/2023 às 12:10
A corte carnavalesca 2024 já tem seus primeiros integrantes. Na madrugada deste sábado (11), foram anunciados os vencedores do Concurso Cidadão e Cidadã Samba, uma das etapas mais aguardadas do calendário pré-Carnaval santista. Após uma intensa disputa, foram aclamados os vencedores Marcos de Brito Silva e Tereza Cristina Pereira Félix.
Organizado pelo Conselho do Samba de Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) e a Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (LICESS), o evento realizado no Teatro Municipal Braz Cubas reuniu a comunidade do samba da Cidade e também abriu espaço para homenagens.
“A cada ano que passa o Carnaval fica mais bonito e importante, principalmente por conta da importância na economia da Cidade. Centenas de famílias geram suas rendas através do Carnaval”, afirmou a vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, logo após receber uma homenagem do Conselho do Samba de Santos.
Foto: Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura de Santos
Em um momento solene, foi respeitado um tributo em memória dos sambistas Idelfonso dos Santos Filho (General do Samba), Lídia Aparecida de Oliveira, a Majestosa (Embaixadora do Samba), Serginho de Paula (Embaixador do Samba), Sérgio Marcos Azevedo, o Sergião da Padre Paulo (Cabo do Samba) e João dos Santos Filho, o Miúdo (Cabo do Samba).
Disputa
Cinco candidatos disputaram a patente de Cidadão Samba 2024: Francisco Carlos Ignácio (Baliza), Heldir Lopes Penha (Aldinho / União Imperial), Jodenir Nunes da Cruz (Mocidade Amazonense), José Carlos Rodrigues (Bibi / Brasil) e Marcos de Brito Silva (Brito, O Notável).
Foto: Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura de Santos
Já a patente de Cidadã Samba teve a participação de duas concorrentes: Jalita Davi de Souza (Mocidade Amazonense) e Tereza Cristina Pereira Félix (X-9). O regulamento deste ano não previu como obrigatoriedade o vínculo atual dos participantes com agremiação específica, com o objetivo de privilegiar a trajetória dos sambistas, independente de suas atuais funções ou cargos no Carnaval.
Cada participante foi avaliado por um júri formado por Embaixadores do Samba nas seguintes etapas: leitura de currículo, expressividade, apresentação com pavilhão, apresentação de canto (samba ou samba-enredo de própria escolha), apresentação com instrumentos de bateria (três, a escolha do candidato) e apresentação de samba no pé (partido alto e samba “rasgado”), ao som da Bateria Ritmo Perfeito, do GRCAS Unidos Da Zona Noroeste, conduzida pelo Mestre Edison Chavier (Mestre Muchacho).