Baixada tem alerta para grandes volumes de chuva no fim de semana
Por Folha Press em 13/01/2024 às 08:00
Um alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê grandes volumes de chuva na Baixada Santista, para este final de semana.
Segundo o órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, há a possibilidade de volumes diários em torno de 100 mm em áreas do litoral paulista. O mau tempo pode ir até segunda-feira (15).
Nesta sexta, afirma o instituto, a combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado – área alongada de baixa pressão – em níveis médios e baixos da atmosfera, vai potencializar as áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No caso paulista, além do litoral, o alerta vale para a faixa leste do estado, que inclui a região metropolitana de São Paulo – com previsão de até 70 mm em 24 horas -, e a região do Vale do Paraíba, em São Paulo, que inclui a Serra da Mantiqueira.
A Climatempo prevê fortes pancadas de chuva em todo o estado nesta sexta, a partir do período da tarde.
“Esses temporais devem vir acompanhados de raios, ventania de mais de 70 km/h e não se descarta a possibilidade de granizo”, diz a agência.
A partir deste sábado (13), uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo, prevê o Inmet, aumentando a umidade sobre o leste da região Sudeste do país.
A passagem da frente fria, mesmo que afastada do continente, criará condições para pancadas de chuva com intensidade moderada a forte em todo estado, afirma a Defesa Civil de São Paulo. “Além disso, há condições para temporais, seguidos por raios e intensas rajadas de vento.”
No domingo (14), a chuva diminui na cidade de São Paulo, aponta a Climatempo, mas pode ocorrer no a partir da tarde.
No fim de semana, prevê o Inmet, a temperatura na capital paulista deverá oscilar entre 21°C e 27°C.
Em Santos, na Baixada Santista, a máxima também deverá chegar a 27°C e em Ubatuba, no litoral norte, a 28°C.
Nesta semana a região metropolitana de São Paulo sofreu com as consequências de seguidos temporais, como alagamentos, falta de energia elétrica e morte.