Secretários de prefeituras da Baixada Santista deixam cargos em respeito à lei eleitoral

Por Santa Portal em 17/04/2024 às 06:00

Arquivo/PMS
Arquivo/PMS

Em virtude da Lei de Inelegibilidade, 21 chefes de pasta pediram exoneração no somatório de Santos, Praia Grande, São Vicente, Peruíbe e Mongaguá. A legislação eleitoral estabelece o prazo de seis meses antes do primeiro turno das eleições, previsto para 6 de outubro, para a desincompatibilização de secretários municipais que visam uma pré-candidatura a vereador. Confira as mudanças em cada município.

Santos

  • Na Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego (Seport), Elias Francisco Júnior substituiu Bruno Orlandi;
  • Na Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o ex-secretário adjunto Humberto Martinez de Souza substituiu Audrey Kleys;
  • Na Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o ex-secretário adjunto Marcus Neves Fernandes substituiu Marcos Libório;
  • Na Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semulher), a vice-prefeita Renata Bravo pediu exoneração e uma nova chefe de pasta ainda não foi definida.
  • Na Secretaria de Saúde (SMS), o ex-secretário adjunto Denis Valejo substituiu Adriano Catapreta;

Audrey, Libório e Orlandi já retornaram aos seus cargos de vereadores. Catapreta, por sua vez, substituiu a ex-secretária de Desenvolvimento Social nas sessões da Câmara de terça-feira (9) e quinta-feira (11).

Praia Grande

  • Na Secretaria de Governo (Seg), a subsecretária de Administração do Gabinete da Prefeita, Gremacia Salim, substituiu Cássio Navarro;
  • Na Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), o ex-secretário de Assistência Social (Seas), José Carlos de Souza, substituiu Rodrigo Santana, o Rodrigão. Enquanto a assistente social, Gisele Domingues, assumiu a Seas;
  • Na Secretaria de Transportes (Setransp), a servidora pública Marcela Sousa substituiu Leandro Avelino.

São Vicente

  • Na Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem), Amanda Cardoso de Almeida substituiu Gustavo Palmieri;
  • Na Secretaria de Cultura (Secult), Carlos Mendonça Neto substituiu Alexandre Rodrigues;
  • Na Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor), Wanessa Braz de Oliveira Pedrosa substituiu Wagner Paraguay;
  • Na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Wagner Cabeça desligou-se do cargo. O respectivo substituto será nomeado em breve.

Além dos secretários, na Subprefeitura da Área Continental, Danillo Pedro pediu exoneração. Edson da Silva Santos o substituiu.

Peruíbe

  • Na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, saiu Danielle Lourenço Mamede;
  • Na Secretaria de Assuntos Jurídicos, saiu Gesival Gomes de Souza;
  • Na Secretaria de Defesa Social, saiu José Romeu Dutra;
  • Na Secretaria de Governo e Relações Institucionais, saiu Kaio Lima;
  • Na Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, saiu Nelson Gonçalves Pinto.

A administração municipal não divulgou os respectivos substitutos.

Além disso o chefe de gabinete da Prefeitura de Peruíbe, Felipe Bernardo, pediu exoneração para cumprir o prazo eleitoral de desincompatibilização e se filiou ao PSD. Ele esteve à frente da chefia de gabinete durante os dois mandatos do prefeito Luiz Mauricio (PSD), e é um dos nomes cotados como sucessor da atual gestão.

Mongaguá

A Prefeitura de Mongaguá divulgou que os responsáveis pelas pastas de Turismo, Limpeza Pública, Serviços Odontológicos e da Unidade de Vigilância em Zoonoses pediram afastamento por conta da desincompatibilização. Os quatro são pré-candidatos a vereadores. Os substitutos ainda não foram definidos.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informou que “o prazo final para desincompatibilização de secretários municipais com vistas às eleições expira somente em junho”. No entanto, de acordo com a Lei de Inelegibilidade, este prazo de quatro meses visa somente os cargos do Executivo (prefeito e vice-prefeito), e não do Legislativo (vereador). Questionada novamente sobre as mudanças na estrutura administrativa, a prefeitura não retornou. Assim que houver um novo posicionamento, a matéria será atualizada.

Bertioga, Cubatão e Itanhaém

Procuradas pelo Santa Portal, as prefeitura de Bertioga, Cubatão e Itanhaém não informaram as mudanças na estrutura administrativa em virtude da Lei de Inelegibilidade. Assim que houver um posicionamento, a matéria será atualizada.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.