São Vicente tem alta na incidência de furtos em relação ao número de habitantes

Por Marcela Morone em 01/04/2024 às 06:00

Freepik
Freepik

São Vicente foi a única cidade da Baixada Santista a registrar alta na incidência de furtos em relação ao número de habitantes no primeiro bimestre deste ano, em comparativo ao mesmo período do ano passado. Neste ano, a cidade registrou 133 ocorrências a cada 50 mil habitantes, enquanto no ano passado foram 108 furtos a cada 50 mil pessoas.

Ao todo, em janeiro e fevereiro, São Vicente registrou 880 furtos, sendo 93 apenas de veículos. No ano passado, foram 715 ocorrências, sendo 80 furtos de veículos. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De acordo com o Código Penal Brasileiro, o furto é um crime contra o patrimônio que ocorre sem emprego de violência e sem a vítima perceber, diferente do roubo, em que o criminoso age com violência física ou ameaça.

Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de São Vicente afirmou que tem promovido investimentos em Segurança Pública a fim de ampliar os mecanismos de defesa da Guarda Civil Municipal. A administração citou o Centro de Controle Operacional (CCO), que fiscaliza pontos estratégicos do município por meio de totens e câmeras de segurança; aquisição de radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS, coletes balísticos para a GCM e o convênio firmado com a Polícia Federal para habilitação dos guardas ao porte institucional de arma de fogo.

A segunda cidade da região com maior incidência de furtos por habitantes neste ano é Praia Grande, com um índice de 165 ocorrências a cada 50 mil pessoas. No entanto, a cidade registrou uma queda de 12,2% em relação a janeiro e fevereiro do ano passado, quando o índice registrado foi de 188 por 50 mil habitantes.

A queda mais expressiva foi registrada em Cubatão, que teve uma diminuição de 96% na incidência de furtos por 50 mil habitantes em comparação a janeiro e fevereiro do ano passado. Neste bimestre, a cidade registrou, no total, 214 furtos.

A Polícia Militar de São Paulo tem mantido policiamento reforçado na região desde o início da terceira fase da Operação Verão. As ações policiais foram desencadeadas após a morte do soldado Samuel Wesley Cosmo, da Rota, no dia 2 de fevereiro, em Santos. Segundo a SSP, a Operação não tem prazo para acabar.

Confira os dados de 2024 por munícipio:

Design de Marcela Morone
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.