Santos e São Vicente estão com todas as praias impróprias para banho, aponta boletim
Por Santa Portal em 07/06/2024 às 11:00
O final de semana promete altas temperaturas e dias ensolarados na Baixada Santista, o que deve lotar as praias da região. No entanto, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), duas cidades estão com todas as suas praias impróprias para banho: Santos e São Vicente.
Os dados foram divulgados no boletim semanal da Cetesb, publicado nesta quinta-feira (6). Em Santos, a água das seis praias foram analisadas, sendo que a praia do José Menino foi dividida entre os trechos da Rua Olavo Bilac e da Avenida Frederico Ozanan.
Em São Vicente, seis trechos foram analisados, sendo eles as praias da Divisa, Itararé – Posto 2, Ilha Porchat, Milionários, Gonzaguinha e Prainha.
Praia Grande aparece em terceiro lugar com o maior número de praias com bandeiras vermelhas. Entre as 11 praias do município, sete estão impróprias (Canto do Forte, Boqueirão, Vila Tupy, Vila Mirim, Maracanã, Vila Caiçara e Jardim Solemar).
Em Guarujá, as praias do Perequê e da Enseada, no trecho da Estrada de Pernambuco, não estão recomendáveis para banho. Em Bertioga, a praia da Enseada no trecho do Sesc foi classificada com bandeira vermelha.
Mongaguá recebeu classificação imprópria nas praias Central e de Vera Cruz. Já em Itanhaém, apenas a praia dos Pescadores está com bandeira vermelha. Peruíbe tem todas as suas praias próprias para banho.
Fatores
De acordo com a Cetesb, o parâmetro básico para classificação da balneabilidade das praias é a densidade de coliformes fecais – bactérias presentes em grande quantidade nas fezes humanas e animais.
Alguns fatores podem influenciar na balneabilidade, como a existência de córregos afluindo no mar, condições da maré e ocorrência de chuvas. A Baixada Santista registrou períodos de fortes chuvas na semana passada.