Polícia Ambiental localiza mais de 30 aves silvestres mantidas em cativeiro

Por #Santaportal em 03/10/2020 às 17:39

CRIME AMBIENTAL – Mais de 30 aves silvestres, mantidas em cativeiro, foram localizadas pela Polícia Militar Ambiental,  em um imóvel no bairro Cibratel, em Itanhaém, na última sexta-feira (2). O responsável pelas aves foi multado em R$ 17,5 mil e responderá por crime ambiental.

Após receber denúncias de aves mantidas em cativeiro, policiais se dirigiram ao endereço indicado e avistaram três gaiolas, sendo uma vazia e outras duas contendo duas aves silvestres identificadas como trinca ferro (Saltador similis) e um coleirinho baiano (Sporophila nigricollis). 

Imediatamente, a equipe fez contato com o dono do imóvel, o qual autorizou e acompanhou a vistoria na residência. No imóvel, os policiais encontraram outras gaiolas, onde foram apreendidas mais 32 aves da espécie coleirinho Papa capim  (Sporophila caerulescens).

noticia20201033822268.jpg

Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

Apesar de mantidas em cativeiro, as aves, segundo a Polícia Ambiental, não teriam sofrido maus tratos, uma vez que nas gaiolas havia comida e água à disposição. 

Questionado a respeito do porte destas espécies, o responsável afirmou que mantinha os animais apenas para domesticação e que não possuía autorização para a captura, que teria ocorrido próximo à sua residência.  

Analisando, as aves, verificou-se que 22  coleirinho Papa capim tinham sinais de recém captura “bravio” e os demais apresentavam  sinal de domesticação. Os animais, ainda conforme a Polícia Ambiental, não constam na lista de aves ameaçadas de extinção. 

Diante dos fatos, foi lavrado ao dono do imóvel um ato de infração, por crime ambiental, com sanção administrativa de multa simples, no valor de R$ 17.500.  

As aves com sinais de domesticação permaneceram sob os cuidados do autuado, conforme termo de destinação, sendo orientado sobre suas obrigações e  cientificado quanto ao dia, local e horário do atendimento ambiental. Já as aves com sinal de recém captura  foram  devolvidas à natureza. 

noticia20201033857584.jpg

Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.