Ovos de tartaruga-de-couro são recolhidos após alta da maré em Itanhaém
Por #Santaportal em 10/05/2021 às 19:31
ITANHAÉM – Os 103 ovos postos por uma tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) na praia do Suarão, em Itanhaém, precisaram ser recolhidos pelo Instituto Biopesca. Os ovos estavam gorados, ou seja, em decomposição, e os filhotes não nasceriam. A retirada aconteceu no último sábado (8).
O Instituto Biopesca explicou, nas redes sociais, que o recolhimento foi necessário por conta da maré muito alta, devido a uma ressaca que removeu a areia e deslocou os ovos. Havia risco de que eles fossem levados pela água, e por isso a equipe os recolheu para análise no laboratório da sede do Instituto, em Praia Grande.
Ainda há dois ninhos com melhores chances de nascimento nas praias do Satélite e do Centro de Itanhaém.
Evento raro
A tartaruga-de-couro fez o ninho na praia do Suarão no dia 19 de fevereiro, totalizando 79 dias desde a desova. Os outros dois ninhos, nas praias do Satélite e do Centro, foram feitos respectivamente nos dias 5 e 17 março. O período de eclosão dos ovos deve ocorrer no período de 60 a 90 dias.
A tartaruga-de-couro não é uma espécie comum na região da Baixada Santista, e por isso a desova na praia de Itanhaém foi considerada um fato raro.
(Foto: Divulgação/Instituto Biopesca)