Ovos de tartaruga-de-couro são encontrados apodrecidos em Itanhaém
Por #Santaportal em 26/05/2021 às 21:29
ITANHAÉM – Os ovos da tartaruga-de-couro que fez ninhos em Itanhaém foram encontrados apodrecendo por equipe de técnicos do Instituto Biopesca na noite de terça-feira (25), por volta das 19h. Este era o terceiro ninho feito pela tartaruga, no Praião, em Itanhaém, e a espécie está ameaçada de extinção.
Segundo os técnicos, a maré invadiu o ninho e destruiu a estrutura de proteção que havia em seu entorno. A força da água derrubou a cerca, dois postes e duas placas e removeu grande parte da areia que recobria o local. Antes que os ovos fossem levados, a equipe do Instituto Biopesca interviu e os recolheu.
Pouco mais de 100 ovos foram coletados, mas não estavam fecundados, ou seja, não nasceriam novas tartarugas. A mesma coisa ocorreu com os ovos dos outros dois ninhos que também foram localizados em Itanhaém e já recolhidos.
Os ovos do primeiro ninho eram 103 no total. Eles foram recolhidos pela equipe do IBP em 8 de maio, antes que fossem levados pela forte ressaca que atingiu o local. Já os do segundo foram recolhidos na terça (25) de manhã. O Instituto Biopesca decidiu pela intervenção diante da constatação dos ovos do primeiro ninho não terem sido fecundados e estarem em decomposição.
A temperatura mais fria colaborou com a decisão do Biopesca, já que o calor da areia é fundamental para o desenvolvimento dos ovos. A operação foi realizada de forma técnica e com todos os cuidados para não causar nenhum impacto caso os ovos estivessem fecundados. Após recontagem, foram confirmados 121 ovos.