Operação ambiental derruba construções irregulares em Itanhaém e causa manifestação; VÍDEO
Por Santa Portal em 16/01/2026 às 05:00
Uma ação da Polícia Militar Ambiental, realizada em conjunto com a Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, resultou na demolição de construções irregulares no bairro Parque Vergara, nesta quinta-feira (15). A operação teve como objetivo fiscalizar e preservar áreas ambientais da região e provocou manifestação de moradores, que terminou com a interdição de uma importante via do bairro. Veja no vídeo abaixo.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a operação contou com a atuação de 17 policiais militares,. As demolições ocorreram em áreas consideradas de proteção ambiental e atingiram edificações erguidas de forma irregular.
Em nota oficial, a Prefeitura de Itanhaém esclareceu que as demolições são conduzidas pela Polícia Militar Ambiental, a partir de inquérito instaurado pelo Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente). As ações fazem parte de operações periódicas realizadas em toda a Baixada Santista, com base na legislação ambiental vigente.
Ainda conforme o município, as intervenções seguem o que determina a Resolução SIMA nº 05/2021, que estabelece ser da autoridade ambiental estadual a competência para a execução das medidas administrativas, conforme os artigos 21 e 110 da norma. À Prefeitura cabe apenas o apoio operacional, como o fornecimento de maquinário e o acompanhamento por fiscal municipal, sem qualquer poder de decisão ou comando sobre a execução da ação.
“A Prefeitura reafirma seu compromisso com a legalidade, a proteção ambiental e a transparência das ações públicas”, destacou o Executivo em nota oficial.
Após a demolição de uma das construções, moradores realizaram uma manifestação na tarde desta quinta-feira. Durante o protesto, pneus foram queimados na Estrada Coronel Joaquim Branco, impedindo a passagem de veículos e causando a interdição total da via.
Operação ambiental derruba construções irregulares em Itanhaém e causa manifestação
— #Santaportal (@Santaportal1) January 16, 2026
Reprodução/Instagram @itanhaem_litoral_e_regiao pic.twitter.com/4106Sm2xjW