Motoristas da Viação Litoral Sul entram em greve em Itanhaém
Por Lucas Rodrigues em 16/11/2020 às 12:51
ITANHAÉM – Motoristas da Viação Litoral Sul, em Itanhaém, estão em greve desde as primeiras horas desta segunda-feira (16). Os trabalhadores reivindicam o fim do atraso nos salários, na cesta-básica, no vale-refeição, no plano de saúde e também nos depósitos de garantia por tempo de serviço (FGTS).
De acordo com os trabalhadores, esta é a quinta greve desde 2019. O presidente do sindicado dos trabalhadores em transportes rodoviários de Santos e região, Valdir de Souza Pestana, publicou o aviso de greve na quarta-feira (11) por meio de edital. Atualmente, os trabalhadores conversam com a direção da empresa e com o prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB).
A Viação Litoral Sul opera há 27 anos e 11 meses no município. Ela possui 45 veículos em 25 linhas, com 150 funcionários, sendo 110 motoristas, 32 da manutenção e oito do escritório. Segundo Pestana, o prefeito exigirá o reaproveitamento dos trabalhadores em caso de revogação do contrato e engajamento de nova empresa.
A diretoria do sindicato informa também que mantém o jurídico à disposição para eventualidades, enquanto aguarda a liminar da justiça do trabalho sobre número mínimo de veículos em circulação na cidade.