Mergulhadores encontram raias gigantes na costa de Itanhaém
Por #Santaportal em 28/05/2016 às 10:44
ITANHAÉM – Mergulhadores do projeto Mantas do Brasil encontraram duas raias mantas gigantes (Manta birostris) no entorno da Ilha da Queimada Grande, em Itanhaém. Os animais raros, que correm risco de extinção, foram vistos pelos pesquisadores na última quinta-feira (26). A pesca da espécie é proibida em toda a costa brasileira.
Segundo informações dos mergulhadores, uma das raias é um macho de aproximadamente 4 metros de envergadura (de uma asa a outra), e a outra uma fêmea de 5 metros. Ambos estavam nas proximidades do histórico naufrágio do navio cargueiro Tocantins, às margens da ilha, que fica a 35 quilômetros da costa do litoral sul do Estado.
A localização ocorreu durante expedição de pesquisa do Projeto Mantas do Brasil, que estuda a espécie. “As mantas estavam em boas condições. Notamos que nenhuma das duas apresentava machucados ocasionados por eventual impacto com material de pesca”, relatou o biólogo do Projeto Mantas do Brasil, Leo Francini. Ele estava acompanhado do educador ambiental do Projeto, Nauther Andres.
O encontro ocorreu durante o segundo mergulho no local, entre 8 e 10 metros de profundidade. A água, conforme registro dos mergulhadores, estava a 19oC. Os animais não foram ariscos à presença dos mergulhadores e permitiram a aproximação para que os dois pesquisadores pudessem realizar imagens.
Registraram as manchas caraterísticas da região ventral (barriga), que são únicas e funcionam como a digital humana. As imagens e informações serão inseridas no Banco Brasileiro de Mantas (BBM), que reúne as ocorrências da espécie na costa do País.
A equipe do Projeto Mantas do Brasil conseguiu, ainda, colher material genético de uma das mantas. O procedimento é indolor e ocorre por meio de uma escova com a qual é coletado o muco secretado pela pele do animal, trazendo o DNA da espécie. A iniciativa é patrocinada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos, o maior e mais importante complexo portuário da América Latina.
Outros registros
A primeira raia manta gigante da temporada brasileira de 2016 foi avistada na costa da Bahia em março. A localização ocorreu no Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Com aproximadamente 5 metros de envergadura e arrastando petrechos de pesca em uma das nadadeiras, o animal inédito já está no BBM. É o registro de n. 133, batizada de Catarina.
O encontro com esta espécie de raia, atualmente vulnerável à extinção, ocorreu durante um mergulho recreativo com visitantes de um naufrágio. Os dados foram enviados ao Projeto Mantas do Brasil, com sede em Santos (SP), considerado o pioneiro no estudo da espécie no Atlântico Sul.
Estudo
O trabalho dos pesquisadores, mergulhadores e voluntários do Projeto Mantas do Brasil acontece em razão do risco de extinção da raia manta. Pescar, embarcar ou comercializar a espécie, no Brasil, é crime ambiental desde 2013 e o flagrante pode ocasionar a prisão do infrator. A raia manta – que pode atingir 8 metros de envergadura e pesar 2 toneladas – migra pelo litoral brasileiro a cada inverno.
Esse gigante marinho integra a megafauna carismática brasileira. São animais inofensivos aos humanos (não possuem ferrão), e geram mais valor econômico estando vivos, do que mortos. O turismo de mergulho atrai recursos todos os anos e de forma crescente.