Fortes chuvas causam transtornos e pontos de alagamentos nas cidades da região
Por Santa Portal em 01/04/2022 às 11:52
As cidades da Baixada Santista registraram ocorrências e diversos pontos de alagamento por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a tarde de quinta-feira (31).
Por causa das chuvas intensas, Santos está em estado de alerta, de acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações.
Essas instabilidades devem continuar na região até sábado (2), com possibilidade de mais chuva forte.
No entanto, essa condição deve perder força gradualmente no decorrer do fim de semana, principalmente a partir de domingo (3). Contudo, um volume grande de precipitação é esperado no período, com parte significativa
concentrada nesta quinta e chuvas também nos próximos dias.
Segundo o boletim do NPH-Unisanta, se a previsão se manter, há possibilidade de alagamentos devido à maré elevada e a chuva prevista, principalmente nos períodos de pico de maré.
Veja o balanço das cidades da região:
Santos
A Defesa Civil de Santos informa que que não há registro de ocorrências em razão das chuvas das últimas 24 horas. O acumulado das últimas 72h é de 138,2mm e acumulado do mês de março 484,6mm. Os morros estão em estado de atenção.
Há registro de alagamento na Avenida Nossa Senhora de Fátima, ambos os sentidos. Faixa da esquerda transitável. Rua Goiás interditada junto ao canal 3, por causa de um buraco que abriu no meio da via. Caminhão que passava no momento ficou com a roda presa. Uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos irá ao local para avaliar a situação.
Foto: Reprodução/Viver em Santos e Região
Orientação
Segundo a Prefeitura, moradores dos morros devem observar sinais de perigo como trincas nas paredes ou no terreno da moradia, rachaduras no solo, inclinações de árvores e postes, estalos nas paredes e muros estufados. Em qualquer uma dessas situações, o munícipe deve deixar imediatamente a residência e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Para receber alertas meteorológicos o munícipe pode se cadastrar informando o CEP pelo SMS 40199.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informa que houve queda de árvore na Avenida Quintino Bocaiuva, na noite de quinta. O acumulado de chuva das últimas 72 horas 131 mm. A previsão, nos próximos dois dias, é de chuva moderada, segundo metereologista de Santos. O nível é de atenção. A Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos) atualiza a situação dos pontos de alagamentos na Cidade: Viaduto Mario Covas – sem alagamento Avenida Mascarenhas de Moraes – sem alagamento Avenida Manoel de Abreu – transitável Avenida Augusto Severo, próximo ao Sá Catarina – transitável somente veículos de grande porte Rua Lourival Moreira do Amaral – com alagamento – intransitavel Rua Frei Gaspar próximo ao Tancredo Neves – com alagamento, mas transitável Avenida Castelo Branco – transitável Divisa de Praia Grande – sem alagamento
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa, por meio da Defesa Civil, que o índice pluviométrico na Cidade nas últimas 24 horas foi de 116 milímetros, e de 142 milímetros nas últimas 72 horas. Não houve ocorrência registrada. Em Praia Grande, equipes da Defesa Civil e Guarda Civil Ambiental estão de prontidão acompanhando a incidência das chuvas. Em casos de problemas, a população deve entrar em contato através do telefone 199.
Guarujá
A Defesa Civil de Guarujá informa que o índice pluviométrico das últimas 24 horas foi de 76,7 mm, já o das últimas 72 horas foi de 112,6 mm. A Cidade encontra-se em estado de Atenção. Foram registradas no final da tarde da última quinta-feira (31) seis ocorrências, sendo três quedas de árvore, dois tombamentos de poste e parte de materiais de uma obra caíram sobre um telhado, devido à ventania. Todas sem vítimas.
Cubatão
A Defesa Civil de Cubatão informa que houve pontos de alagamentos no perímetro urbano, mas sem ocorrências graves. Rio Pilões segue em nível alto, mas desde ontem não transbordou. Líderes comunitários mantêm contato com a equipe da Comdec em caso de emergência.
Bertioga
A Defesa Civil de Bertioga informa que o índice pluviométrico das últimas 24 horas é de 110 mm e o acumulado de 72 horas está em 124 mm. Houve duas quedas de árvores, pontos de alagamento em diversos bairros, mas não há desalojados ou desabrigados. O órgão está operando pelo Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), em estado de atenção e monitorando as áreas de maior vulnerabilidade. Chamados podem ser feitos através do 199.
Peruíbe
De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Defesa Civil, José Soares Medina, a equipe está fazendo vistorias na serra da Estrada do Guaraú, por ser uma área mais vulnerável em situações climáticas como a atual.
Segundo Medina, até agora não houve áreas de alagamento, mas hoje há previsão de ondas de dois metros.
Segue leitura de pontos da cidade:
Leitura atual no Stella Maris (região central): 65 mm. Acumulado 72h: 95,5 mm.
Leitura atual no Parque do Trevo: 31,3 mm. Acumulado 72h: 61,24 mm.
Itanhaém
Foram registrados pontos isolados de alagamentos em Itanhaém. Segundo a prefeitura, esses pontos tiveram um rápido escoamento das águas após o fim das pancadas de chuvas.
Mongaguá
Segundo a prefeitura, por ora, não há registros de ocorrências. O acumulado de chuvas em 72 horas foi de aproximadamente 129 mm.