Fortes chuvas causam alagamentos em cidades da região; vídeos
Por Santa Portal em 23/01/2023 às 17:06
As fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista no início da tarde desta segunda-feira (23) causaram alagamentos e transtornos para os moradores, em diversas cidades da região.
Em São Vicente, prédios localizados na Rua Pero Correa, no bairro Boa Vista, ficaram completamente alagados por causa do volume d’água que caiu na cidade nesta tarde. A via também ficou alagada.
Em Praia Grande, ruas também ficaram alagadas por causa das chuvas intensas. No vídeo abaixo, ruas da Vila Antártica aparecem completamente alagadas.
Já em Guarujá, as chuvas também castigaram a região das Pitangueiras. Reflexos do temporal também foram sentidos em outras regiões, como o bairro do Perequê.
O Santa Portal entrou em contato com todas as prefeituras da região sobre os reflexos das chuvas desta segunda.
Confira abaixo as informações das prefeituras:
Santos
O índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 21,8mm. O acumulado do mês é de 176,8 mm. Os morros estão em estado de observação. A Prefeitura destaca, porém, que não foram registradas ocorrências na cidade.
Trânsito: Av nossa Sra de Fátima, nos dois sentidos, e Praça Washington estão com alagamento, porém transitável para veículos.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente informa, por meio da Defesa Civil, que não foram registradas ocorrências. A Administração Municipal ainda informa, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que devido a grande quantidade de chuva em poucos minutos, formaram alguns pontos de alagamento pela Cidade.
Pontos de alagamento (somente veículos de grande porte): Av. Irmã Dolores Av. Augusto Severo; Av. Presidente Wilson X Rua Tibiriçá e Av. Augusto Severo X Rua Machado de Assis
Pontos de alagamento transitável: Rua Mal Cândido Mariano Silva Rondon X Av. Mal Deodoro – entre Rua Pero Vaz e Rua Manoel Paiva e Rua Mascarenhas de Moraes próximo a Rua Oiti
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informa que o acumulado de chuva das últimas 24 horas é de 14,2 mm. No entanto, houve um acumulado maior e fora da média de 78 mm na região do Perequê, sendo este um evento isolado que pode ter causado alagamentos em alguns pontos, junto ao fator da maré alta, que dificulta o escoamento.
Até o momento não houve registro de ocorrências envolvendo movimentos de massa nas últimas 24h. A Defesa Civil não foi acionada, porém está realizando vistorias em campo nas áreas de risco.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa, por meio da Defesa Civil, que não houve ocorrências relacionadas às chuvas da tarde desta segunda-feira (23). O índice pluviométrico é medido a cada 24 horas, sempre pela manhã, sendo que a próxima medição será terça-feira (24).
A Defesa Civil acompanha a incidência das chuvas e os boletins emitidos pela Defesa Civil Estadual e pede que a população entre em contato, caso note algum problema neste sentido, através dos telefones 199 e 153.
Cubatão
De acordo com a Defesa Civil, não houve registros de ocorrências em Cubatão.
O acumulado das chuvas nas últimas 24 horas é de 29,6 mm na região da Serra do Mar e 22 mm na região central do município.
Bertioga
A Secretaria de Segurança e Mobilidade, através da Defesa Civil de Bertioga, informa que, até o momento, não houve ocorrência por conta das chuvas. Chamados podem ser feitos através do 199.
Mongaguá
Até o momento, a Defesa Civil de Mongaguá não registrou nenhuma ocorrência. Foram registrados 17.9 mm nas últimas 72 horas.
Itanhaém
A Defesa Civil de Itanhaém não registrou ocorrências anormais após as chuvas desta tarde.
Peruíbe
De acordo com o Departamento Municipal de Defesa Civil, não foram registradas ocorrências na cidade em virtude das fortes chuvas que atingiram a região no início da tarde desta segunda-feira (23).