Filhote de baleia é encontrado morto na praia dos Sonhos, em Itanhaém

Por #Santaportal em 06/08/2017 às 14:09

ITANHAÉM -Um filhote macho de baleia jubarte foi encontrado sem vida na faixa de areia da praia dos Sonhos, em Itanhaém, na madrugada de sábado (5). Segundo o Instituto Biopesca, responsável pelo monitoramento das praias da região, o animal pode ter morrido após encalhar devido a frente fria que atingiu as cidades da Baixada Santista nos últimos dias.

A equipe do Instituto, uma das entidades executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada por populares durante a madrugada, e logo providenciou o isolamento da área. O animal tinha quase quatro metros de comprimento e a necropsia ocorreu ainda em campo no início da manhã.

Foram coletados tecidos, órgãos e ossos da baleia que serão encaminhadas para exames laboratoriais para identificar a causa de morte. A carcaça foi recolhida pela Prefeitura Municipal de Itanhaém, que fez a destinação final do material. O Instituto alertas que ao encontrar animais marinhos mortos ou debilitados na praia, os banhistas devem entrar em contato pelos telefones 0800 642 4441 e (13) 99601-2570.

Segundo o Biopesca, o inverno é o período em que as jubartes migram para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. Essa foi a primeira da espécie encontrada sem vida pelo Instituto nesta temporada migratória. Em 2016, a primeira jubarte sem vida foi encontrada em junho pela instituição e esteve entre as nove baleias de diferentes espécies registradas naquele ano.

Projeto de Monitoramento
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos.

É conduzido pelo Ibama e tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e recolhimento dos mortos.

A área de abrangência do projeto engloba os municípios litorâneos dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro e compreende mais de 1.500 km de costa.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.