Familiares de jovem com paralisia cerebral lutam para conseguir cadeira de rodas especial
Por #Santaportal em 22/12/2020 às 10:21
SOLIDARIEDADE – Inadequada, desconfortável e pequena. É assim que Valéria dos Santos Silva, de 54 anos, a mãe do estudante Arthur Gabriel dos Santos Dantas, de 19 anos, descreve a condição da cadeira de rodas usada pelo filho. Pensando em reverter a situação, familiares e amigos lançaram uma vaquinha com o objetivo de comprar um novo modelo que suprirá todas as necessidades.
O jovem é portador de paralisia cerebral e tem a mobilidade prejudicada por conta de escoliose, má formação na coluna e problemas na bacia. Em entrevista ao Santaportal, o primo de Arthur, William Santos Fermino da Silva disse que a atual cadeira tem 10 anos e está remendada, e que a tia não pode comprar uma nova por condições financeiras.
Valéria sobrevive com o salário que o governo paga para o Arthur, de R$ 1.045,00. Dessa quantia, ela tira o dinheiro para pagar a faculdade, água, luz e alimentação. Não sobra. Então começou a pedir para alguns parentes mais próximos ajuda e nós decidimos criar uma vaquinha, relatou.
Sendo assim, além da atual estar remendada, Arthur precisa ser amarrado para ficar bem acomodado nela.
A meta de arrecadação é R$ 6 mil, quantia necessária para comprar a cadeira de rodas postural T1, da Ortobras, com sistema de crescimento e capota para o sol. William explicou que não pode ser comum por conta da escoliose.
O endereço online (disponível aqui ) não é o único em que as doações podem ser feitas, depósitos de qualquer quantia podem ser feitos diretamente na conta bancária da mãe ou entregue em mãos na Barbearia Kanela Black, localizada na Rua Flor Horácio Cyrilo, 16, Jardim Castelo, em Santos.
Além da cadeira de rodas, William explicou que Arthur precisa de fisioterapia, pois devido a idade os profissionais da região dizem não poder fazer mais. Arthur também precisaria de um quarto adaptado com um banheiro, pois como q casa é muito pequena, nada adaptada para um cadeirante, a mãe precisa carrega-lo no colo para o banho.
Mesmo diante de dificuldades, é um menino superinteligente e estudioso. Ganhou em primeiro lugar nas olimpíadas de Itanhaém, até virou matéria de jornal. Fora isso, também faz faculdade de Teologia e passou no vestibular sem privilégio algum. Ele merece. Por isso, peço que quem puder, doe qualquer quantia, finalizou William.
Dados bancários
Banco do Brasil
Agência: 0932-6
Conta poupança: 190216-4
Valéria dos Santos Silva (mãe do Arthur)