Estátua 'Mulheres de Areia' passa por restauração

Por #Santaportal em 03/02/2014 às 10:14

Considerado um dos principais cartões postais de Itanhaém, a escultura “Mulheres de Areia” está passando por um processo de restauração pelas mãos do artista plástico Ronaldo Lopes, desde o começo do ano. O trabalho é realizado na Praia dos Pescadores, local de origem da pesca. O monumento homenageia uma das novelas de maior sucesso da história da televisão brasileira, gravada em Itanhaém, e transmitida em sua primeira versão na extinta TV Tupi, de março de 1973 a fevereiro de 1974.

Outro monumento que também receberá tratamento de recuperação é o “Paulo Leandro de Lima”, conhecido como “Paulo Pica-pau”, um dos primeiros pescadores artesanais da cidade, que também teve sua história imortalizada, instalada na Boca da Barra. Além destes, as intervenções contempladas incluem as estátuas de “Harry Forssell”, “Anchieta e o Curumim” e “Zeca Poitena”.

O objetivo da ação é conservar as edificações que sofreram danos pela ação do tempo e vandalismo.Em 2013 a Prefeitura de Itanhaém lançou uma campanha antivandalismo ‘Só quem não conhece nossa história é capaz de destruí-la’, com o objetivo de despertar nos munícipes e turistas a importância de preservar os monumentos que retratam a importância histórica da segunda cidade mais antiga do país. O ato de vandalismo contra o patrimônio público é crime. As pessoas podem fazer denúncias pelo telefone da Guarda Civil Municipal (199).

Dando início a essa ação de conservação e recuperação foram entregues no final de 2013 a escultura que retrata José Rodrigues Poitena, com uma rede de pesca nas mãos e um cesto nas costas, localizada na Boca da Barra. Também foram restaurados os quadros que ficam no Espaço Gabinete de Leitura – o retrato de Carlos Botelho (1906), de Benedito Calixto; e o auto-retrato de Bernardino de Souza Pereira (1967) –, além do Cruzeiro (subida do Convento Nossa Senhora da Conceição).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.