Deputado pede controle de acesso de turistas em locais preservados de Itanhaém

Por #Santaportal em 08/05/2021 às 07:19

ITANHAÉM – A fim de preservar os recursos naturais de Itanhaém, o deputado estadual Caio França (PSB), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), solicitou uma reunião para discutir a possibilidade de adotar medidas de proteção e controle de acesso de visitantes à região do Vale do Rio Branco, em Itanhaém.

Caio fez o pedido na posição de interlocutor da Prefeitura Municipal de Itanhaém por meio dos Conselho Municipais de Turismo (Comtur), Meio Ambiente (Condema) e Desenvolvimento Rural Sustentável, bem como de representante da sociedade civil por meio das Associações Comercial, dos Empreendedores do Turismo de Itanhaém (Asseturi) e dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Rio Branco, Pescadores Artesanais, Aquicultores e Indígenas (AMIBRA).

A região é forte pelo ecoturismo e por suas paisagens, além de contar com o manancial que abastece os municípios de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente. Sendo assim, a preservação é justificada, já que a falta de controle de acesso pode resultar na degradação e exploração das áreas protegidas, como o Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Curucutu) e sua Zona de Amortecimento.

Além de ordenar a entrada de pessoas, o deputado também pediu a coerção de caçadores, coletores de espécies nativas, invasores, posseiros, entre outras ameaças. 

Cachoeira

A Cachoeira Três Quedas, cujo acesso à entrada da trilha ocorre a partir da Bacia Hidrográfica do Rio Branco e segue um percurso de 13 km de estrada rural, vem sendo degradada nos últimos anos, de acordo com o apontamento de vistorias realizadas pela Prefeitura de Itanhaém. O trajeto também passa por propriedades de agricultores familiares. 

O excesso de pessoas, acidentes, fogueiras, atos de vandalismo, depredação do meio ambiente natural, acúmulo de resíduos (lixo), uso de drogas, consumo de bebidas alcoólicas, assaltos e furtos aos frequentadores são alguns dos problemas recorrentes relatados na localidade.

Após análise de documentação, vistoria e estudo georreferenciado, a prefeitura já identificou um local apropriado para implantação de um sistema de controle de acesso, através da construção de guarita e monitoramento com guarda-parque nas proximidades da Unidade de Conservação do Parque Estadual da Serra do Mar.

O deputado Caio França já está intermediando uma reunião entre a Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente e a Fundação Florestal com a finalidade de pedir medidas urgentes de proteção e controle de acesso à localidade.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.