Criança de 10 anos morre afogada em praia de Itanhaém
Por Santa Portal em 13/05/2024 às 11:00
Uma criança de 10 anos, moradora de Itu, no interior de São Paulo, morreu após se afogar na Praia dos Sonhos, em Itanhaém, no último sábado (11). Durante o fim de semana, mais duas pessoas morreram vítimas de afogamento em Praia Grande e Itanhaém.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), a criança foi retirada da água pelo pai e por um guarda-vidas e levada até a faixa de areia. No local, foi constatado que a vítima estava em grau cinco de afogamento (muita espuma na boca e nariz e pulso radial).
O primeiro atendimento médico foi realizado ainda na faixa de areia e a criança foi posteriormente encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém, onde não resistiu e morreu.
Também na Praia dos Sonhos, os guarda-vidas foram acionados para um afogamento em curso no sábado. No local, encontraram um homem, de 57 anos, em parada cardiorrespiratória e o retiraram da água. No local, a vítima recebeu os primeiros atendimentos e foi transportada para a UPA de Itanhaém, onde foi constatado o óbito. O homem era de Cotia e estava na cidade a passeio.
Em Praia Grande, na sexta-feira (10), a vítima foi um homem de 61 anos, morador da cidade. Segundo o GBMar, a equipe de salvamento foi acionada quando o homem já havia sido retirado da água por banhistas, na Praia Balneário Flórida.
No local, a equipe encontrou a vítima em parada cardiorrespiratória na faixa de areia. Os agentes realizaram as manobras de ressuscitação cardiopulomar por 10 minutos até a chegada do suporte avançado, que deu seguimento ao atendimento por mais 40 minutos. O homem não resistiu e morreu no local.
De acordo com o filho da vítima, os dois estavam no mar quando, em determinado momento, foram arrastados por uma corrente de retorno e não conseguiram mais voltar para um local seguro. O filho tentou puxar o pai, mas não obteve êxito e permaneceu boiando até conseguir ajuda.