Com apenas 17 anos, itanhaense é campeã brasileira de wheeling
Por #Santaportal em 14/09/2015 às 16:35
ITANHAÉM – Ainda desconhecido por muitas pessoas, o wheeling é um esporte radical de acrobacias com motos que surgiu na década de 70, na Califórnia, quando Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar sua motocicleta e controlá-la pelos freios traseiros. Apesar de ser mais praticado por homens, as mulheresa também conquistam espaço nos dias de hoje. É o caso da itanhaense Sthefany Fontegno, de 17 anos, que no meio esportivo é conhecida como Fany Dapaz.
A prática do esporte começou com apenas 13 anos de idade após o falecimento de seu irmão mais velho, Fernando Dapaz, que também praticava o wheeling. “Eu e meu irmão éramos muito ligados, foi um período difícil, depositei toda a minha dor em aprender o esporte que ele era apaixonado”, conta.
Aos 14, ela participou das primeiras competições disputadas com homens. Desde 2014 ela participa de competições com mulheres, mesmo ano que se tornou campeã brasileira de wheeling, na categoria SuperAção Máxima Feminina. Neste ano, Fany Dapaz já participou de duas etapas do campeonato brasileiro e conquistou o 1º lugar. “Mesmo quando competia com outros homens, era muito bem recebida. As pessoas ficavam surpreendidas, por eu ser menina e também muito nova”, diz.
O mundial de wheeling acontecerá em 2016 e Fany participará pela primeira vez. Apesar de nova, a pilota conseguiu o direito de participar das competições após passar em uma prova da Confederação Brasileira de Wheeling.
Segundo a mãe de Fany Dapaz, Nayara Fontegno, de 33 anos, o orgulho pela trajetória da filha no esporte é grande. “Vê-la seguindo os passos do irmão foi uma felicidade imensa para mim e toda a família. Depois que decidiu treinar o wheeling ela se mostrou muito dedicada, após três semanas já estava empinando. Foi uma superação enorme”, acrescentou.
Além do moto wheeling, Sthefany Fontegno é também praticante de handebol, pela Seleção de Itanhaém. Nos Jogos Regionais, que aconteceram este ano, em São Bernando, as meninas do handebol de Itanhaém conquistaram o 4º lugar. Atualmente, a atleta está jogando pela Seleção de Cubatão. Fany Dapaz participa de trabalhos sociais, dando continuidade ao trabalho do irmão, na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) e também para crianças com câncer.