Cidades da Baixada Santista ainda estudam sobre a realização das festas de Réveillon
Por Santa Portal em 18/10/2021 às 17:33
Após o prefeito de Santos, Rogério Santos, anunciar que não terá queima de fogos na praia para evitar aglomerações, muito especulou-se sobre festa de Réveillon nas demais Cidades da Baixada Santista. A maior parte das prefeituras ainda está estudando a decisão e possíveis protocolos a serem seguidos em caso de realização do evento.
Santos
Segundo a Prefeitura de Santos, não será a realizada a tradicional queima de fogos na virada do ano. Apesar de ser o evento que atrai um grande número de pessoas às praias da cidade, está apenas liberado eventos controlados, que acontecerão com limitação de pessoas e distanciamento, além de entrada autorizada mediante apresentação da carteira de vacinação e do uso de máscara.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa que está estudando a realização da queima de fogos no réveillon, assim como outros possíveis eventos e atividades natalinas e de verão. Ainda não existe nenhum tipo de definição com relação a estes temas. Válido destacar que a Prefeitura embasa todas as decisões em pareceres do Comitê Técnico Científico da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade. O órgão realiza o monitoramento diário de casos, atendimentos e internações relacionados a pandemia da covid-19 no Município.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente informou, em nota, que estes assuntos ainda não estão definidos. Disse ainda que a Administração Municipal acompanha o cenário da pandemia, seguindo as diretrizes das autoridades em Saúde. “O foco, neste momento, é vacinar o máximo de vicentinos e, dessa forma, proteger a população. Tão logo o assunto tenha uma definição, os veículos de imprensa serão comunicados”.
Guarujá
Guarujá informou que não realizará queima de fogos no Ano Novo. A decisão foi oficializada nesta segunda-feira (18), após reunião do gabinete permanente destinado a analisar a dinâmica da pandemia na Cidade. A medida tem caráter preventivo, com o intuito de desestimular eventos capazes de gerar grandes aglomerações.
A posição será levada pelo Município à próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), marcada para o próximo dia 26.
Em relação a eventos fechados, a Prefeitura de Guarujá cogita autorizar a liberação, desde que sejam seguidos rígidos protocolos sanitários. O assunto, porém, voltará a ser tratado após a reunião do Condesb do próximo dia 26.
Cubatão
Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura do Cubatão informa que não há previsão para a realização da queima de fogos no Réveillon, além da instalação da iluminação e chegada do Papai Noel para o Natal, porém estão se preparando para isso, adiantando os trâmites burocráticos sobre editais e formato de contratações, por exemplo.
Contudo, ainda não há uma definição de datas, pois é necessário a avaliação das condições sanitárias do município em relação à pandemia (redução de casos e aumento de imunização).
Peruíbe
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes, Edilson Almeida, há possibilidade de realização do evento. “Estamos licitando e acreditamos que será possível realizar o evento, considerando que a região está com um número de vacinados bem significativo”, disse.
Itanhaém
A prefeitura de Itanhaém, por meio da secretaria de Turismo, informou que encontram-se em fase de planejamento das ações natalinas, final de ano e carnaval. Contudo, a preparação está sendo pautada pela necessidade de acompanhamento da evolução vacinal contra a covid-19 para que as atividades realizadas atendam as precauções sanitárias relacionadas à pandemia.
Além disso, está prevista a realização de uma reunião entre os municípios da região através da Condesb para um debate regional sobre o tema.
Bertioga
A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Bertioga informa que Bertioga realizará de 13 de novembro a 18 de dezembro, a quarta edição do “Bertioga Cidade Natal”. A programação terá diversas atrações, como apresentações musicais e de ballet, show de acendimento de luzes, paradas de natal, além de feira de artesanato de artigos natalinos.
A magia dessa época do ano estará presente também em diversos pontos da cidade que ganharão decoração e iluminação especial de natal. A pasta destaca, ainda, que haverá réveillon com show na praia da enseada, sem queima de fogos. A programação deve ser divulgada em breve.
Quantos aos eventos em locais fechados, as medidas e protocolos estão sendo definidos pela Administração Municipal.
Mongaguá
Até o momento, Mongaguá está estudando a possibilidade. Porém, ainda não há uma deliberação.