Baixada Santista tem queda em quatro dos cinco setores econômicos em maio

Por Gustavo Sampaio em 09/07/2024 às 13:00

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Quatro dos cinco setores econômicos da Baixada Santista tiveram queda no número de contratações em maio, na comparação com igual período de 2023. Apesar da baixa, a região registrou 424 contratações no mês: foram 195 na área comercial, 159 no setor de serviços, 105 no setor agropecuário, seis na seção industrial e três na construção. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e levam em consideração o saldo entre contratações e demissões.

Setores

O setor comercial voltou a ter saldo positivo em maio, muito em função do Dia das Mães, que atraiu grande demanda de clientes. A seção carregou a região no mês e teve 45,9% das admissões na Baixada Santista.

Já na área de serviços, uma diminuição de 78,4% foi apresentada em comparação com o mesmo período do ano passado (738). Santos foi a cidade que mais registrou contratações no setor, com 204 carteiras assinadas.

O setor agropecuário foi a terceira melhor seção da região, aliás, a área teve um aumento de 52,1% em comparação com maio de 2023 (69). Santos e Praia Grande foram as cidades com mais vagas de trabalho criadas na seção.

Já os setores industrial e de construção totalizaram nove contratações na região. 

Cidades

Santos foi a cidade com o melhor desempenho da Baixada Santista, com 217 admissões, destas admissões, foram 204 em serviços, 62 no comércio e 47 em agropecuária. No setor de construção foram 95 demissões, já na área industrial houve um desligamento.

Guarujá e Cubatão também foram bem, com 171 e 74 contratações, respectivamente. Os municípios foram dois dos melhores lugares no setor de serviços, com 96 e 125 admissões, respectivamente. 

São Vicente foi outro município com desempenho positivo na região, com 175 contratações. A cidade teve como seu melhor setor a área de construção, foram 71 carteiras assinadas.

Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Bertioga foram as cidades da Baixada Santista que tiveram um saldo negativo. Foram 91, 56, 36 e 19 demissões, respectivamente. 

Praia Grande teve 169 cortes no setor de serviços, o maior prejuízo da área na região. Já Mongaguá, Bertioga e Itanhaém ficaram com 63, 43 e 36 dispensas no setor.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.