Baixada Santista tem 13 praias impróprias para banho, diz Cetesb
Por Laila Aguiar em 03/12/2022 às 13:00
O levantamento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cestesb), divulgado na última quinta-feira (1º), mostra que 13 praias da Baixada Santista estão impróprias para banho. Ainda de acordo com a Cetesb, Santos é a única cidade da região que está com todas as praias com balneabilidade inadequada.
As praias que estão sendo consideradas como impróprias pelo órgão tem uma quantidade elevada de bactérias que podem trazer problemas de saúde. As bactérias que são consideradas no boletim são: Coliforme Termotolerante, Escherichia Coli e Enterococos.
Para receber a bandeira vermelha do órgão a praia precisa ter um número superior a 1.000 em mais de 20% do tempo para a bactéria Coliforme. Para Escherichia é necessário um número maior de 800 em mais de 20% do tempo. Já para a Entrecocos, o número precisa ser superior a 100 em mais de 20% do tempo.
A Cetesb realiza o monitoramento colhendo duas ou mais amostras durante cinco semanas, assim é feita a média e realizado os boletins divulgados pelo órgão.
Na Baixada Santista, somente em Peruíbe e Bertioga todas as praias estão com bandeira verde, ou seja, estão próprias para banho. O rio Perequê, em Cubatão, também está com bandeira verde.
Confira as condições das praias da região
Guarujá
A praia do Perequê recebeu bandeira vermelha e as demais praias estão próprias para banho.
Santos
Em Santos nenhuma praia está com bandeira verde, de acordo com a Cetesb, todas estão impróprias para banho.
São Vicente
Na cidade somente a praia da Divisa está com qualidade abaixo do estabelecido pelo órgão. As demais praias estão próprias para banho.
Praia Grande
Na praia da Vila Mirim foram detectados problemas de balneabilidade. As outras 11 praias estão com bandeira verde.
Mongaguá
Depois de Santos, Mongaguá é a única cidade com mais de uma praia com a balneabilidade prejudicada. Na Cidade, a praia Central e a Agenor de Campos estão com bandeira vermelha.
Itanhaém
No local somente a praia do centro recebeu bandeira vermelha da Cetesb.