Baixada Santista pode ter registrado furacão de nível 1, diz Defesa Civil
Por Santa Portal em 03/11/2023 às 20:40
Com rajadas de vento de até 151 km/h na tarde desta sexta-feira (3), a Baixada Santista pode ter registrado a passagem de um furacão nível 1.
A escala utilizada para avaliar a intensidade dos furacões é conhecida como Saffir-Simpson. Na categoria 1 do furacão, os ventos atingem velocidades entre 119 e 153 km/h e as ondas podem aumentar 1,5 metro acima do normal.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, tal condição pode causar dano a telhados, árvores, rede elétrica e possíveis inundações em zonas costeiras. Tudo registrado na Baixada Santista nas últimas 24 horas.
“A classificação a partir de 150 km/ h é de furacão nível 1, esse registro foi feito pela Praticagem do Porto de Santos. Estamos checando com outros equipamentos, mas se for confirmada (essa velocidade dos ventos) seria furacão mesmo”, disse o Capitão Roberto Farina Filho, diretor de Comunicação da Defesa Civil de SP, em entrevista ao Caderno Regional, da Santa Cecília TV.
Farina citou que o órgão estadual havia previsto uma tempestade entre sexta e sábado (4) para a região.
“Emitimos um alerta para a população falando sobre tempestades, principalmente na região metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista, com chuvas fortes e/ou moderadas. A intensidade ocorreu por causa do ciclone que atingiu o litoral sul do país e gerou indiretamente essa frente fria que chegou no estado de São Paulo. Desde 15h tivemos vários relatos de ocorrências, não só na Baixada Santista. Em Santos temos registros de chuva de granizo, destelhamento de prédios, de um posto de gasolina e tivemos diversas quedas de árvores”, comentou.
Foto: Reprodução
O diretor de Comunicação da Defesa Civil, entretanto, destacou que não há registros de pessoas desalojadas na Baixada Santista.
“Até o momento não temos registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas. Todos os agentes da Defesa Civil estão nas ruas, percorrendo diversos pontos, na Baixada Santista e no Litoral Norte, para checar se as pessoas precisam de assistência ou acolhimento”, afirmou.
Segundo Farina, existe a possibilidade de ressaca marítima em Santos neste sábado.
“A Defesa Civil emitiu um alerta sobre ressaca marítima para sábado, com ventos fortes que passariam de 80 km/h. Essa previsão para amanhã é de termos ondas entre 2 metros e 2,50m”, concluiu.