Novembro Azul na Baixada Santista destaca ações de prevenção e conscientização
Por Beatriz Pires em 29/11/2024 às 06:00
Após o Outubro Rosa, a Baixada Santista volta seus olhos para uma nova causa de saúde, o Novembro Azul, campanha dedicada à conscientização sobre o câncer de próstata. A doença, que afeta principalmente homens a partir dos 50 anos, tem altas chances de cura quando detectada precocemente. Contudo, o tabu e o desconforto em realizar exames preventivos ainda afastam muitos homens do diagnóstico.
Para quebrar essas barreiras, as cidades da região têm investido em ações que incentivam o cuidado com a saúde masculina. Confira o que foi e ainda será feito nas principais localidades da Baixada Santista.
São Vicente
A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) oferece, em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA), essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os atendimentos ocorrem das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.
Entre as ações já realizadas, destacam-se, a palestra sobre câncer de próstata na ESF Humaitá, acompanhada de café da tarde, sorteios e entrega de brindes e as atividades físicas e palestras na UBS/ESF Samaritá, com solicitações de exames durante os eventos.
Ainda dá tempo de participar, entre os ações que ainda restam estão o atendimento médico, vacinação, teste rápido de HIV e sífilis, que acontecem na quinta-feira (28), no ESF Jardim Rio Branco II/III, que fica na Rua Eduardo Cação, s/nº – Jardim Rio Negro), às 13h30. Além do dia de consultas, palestras sobre câncer de prostata e solicitação de exames no ESF Jardim Rio Negro, localizado na Rua E, 110 – Jardim Rio Negro, na sexta-feira (29)
Guarujá
A Prefeitura do Guarujá também tem intensificado esforços no Novembro Azul. Durante o mês, foram realizados exames de ultrassom de próstata e bolsa escrotal, reduzindo a fila de espera.
As ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e incluem palestras nas salas de espera de 21 UBSs e USAFAs, com informações sobre sintomas e a importância do PSA . Assim como aulão voltado à saúde do homem, promovido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com atividades físicas e roda de conversa na Praia da Enseada, no dia 14 de novembro.
Itanhaém
A cidade de Itanhaém organizou uma ampla programação para conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ações incluem palestras, rodas de conversa com especialistas e exames como PSA, toque retal e testes rápidos para HIV e sífilis.
Entre os destaques da agenda estão os eventos de quinta-feira (28), quando acontece a palestra sobre saúde masculina com o Dr. Rodrigo Siviero na UBS Suarão, às 8h30. E sexta-feira (29), com coffee break, sorteio de brindes e coleta de PSA na UBS Oásis, das 9h30 às 11h e coletas de PSA para homens de 40 a 70 anos, das 9h às 15h, na UBS Grande SP.
Santos
Santos, referência em saúde na Baixada, realizou uma série de atividades no Novembro Azul. O Dia D da campanha, no último sábado (23), mobilizou 11 policlínicas com consultas e exames gratuitos.
Destaques incluíram, coffee break e palestras sobre o tema na Policlínica Embaré. Além de roda de conversa sobre desafios no cuidado com a saúde masculina, conduzida pela psicóloga Dra. Carolina Beltrão, na Policlínica Marapé. A programação segue até o dia 30, com atendimentos em várias unidades.
Cubatão
Cubatão também reforçou a conscientização com palestras, rodas de conversa e um mutirão de exames em outubro, que beneficiou cerca de 2.500 pessoas. Foram realizados 5.914 procedimentos, incluindo ultrassonografias urológicas e ginecológicas.
Além disso, a cidade promoveu a “Corrida pela Vida – Outubro Rosa/Novembro Azul”, unindo saúde e esporte para alertar sobre a importância da prevenção.