Alunos aprendem robótica e a criar novo uso para objetos por meio da reciclagem
Por #Santaportal em 03/08/2015 às 16:27
ITANHAÉM -Os estudantes da E. M. José Teixeiras Rosas, no Rio Preto, em Itanhaém, são praticantes da reciclagem e participam semanalmente das aulas de robótica aliadas às diferentes disciplinas da escola. As atividades ajudam os alunos a melhor compreender as matérias durante a elaboração de maquetes.
As aulas de robótica conciliam o aprendizado das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes e Inglês ao trabalho em equipe. Iniciado ano passado, os encontros que antes contavam com a professora de Ciências, Ana Carolina Mendes Peres, hoje são lideradas pela professora de Matemática Roberta Gianotti Pereira Casal Y Delgado. As atividades acontecem todas as quartas-feiras na escola rural que funciona em período integral.
Com o programa ‘Aprendizado do Futuro’, a tecnologia se torna próxima das salas de aula. A intenção é intensificar as atividades realizadas nas escolas municipais através de ferramentas como: notebook para professores, tablets para alunos, aulas de robótica, lousa digital e Centro de Idioma – inglês após o período escolar.
Os trabalhos são feitos a partir de ideias sugeridas pelos próprios alunos do 6º ao 9º ano. Ao longo de quase um ano de duração das oficinas, eles têm acesso ao programa Scratch S4A, software desenvolvido para elaborar histórias animadas, jogos e a resolução de operações matemáticas.
Ao iniciar uma nova fase de maquete com os alunos, a professora conversa com os outros professores para trabalhar conteúdos em salas de aula. “Às vezes falo com os professores sobre o que pretendo abordar nas aulas de robótica, e eles trabalham a matéria antes. É essencial este apoio”, explica a professora.