Vazamento de amônia ocorre em cooperativa de pesca em Guarujá
Por Santa Portal em 29/03/2025 às 12:00

Um vazamento de amônia ocorreu na manhã deste sábado (29) em uma cooperativa de pesca, localizada no bairro Vila Ligya, em Guarujá.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incidente ocorreu por volta das 10h. A corporação foi acionada para atender um vazamento de produto químico, provavelmente amoníaco, em uma fábrica de gelo situada na Rua Padre Arnaldo Caiafa. Pelo local, tratava-se de abastecimento de gás amônia pela cooperativa de pesca ao acoplar a válvula de um dos caminhões.
De acordo com os bombeiros, a guarnição entrou em contato com o responsável pela empresa e ele informou que a válvula de segurança foi acionada. Houve um pequeno vazamento, porém esse representante destacou que essa situação é normal em tal procedimento.
O odor foi dissipado e não teve intervenção do Corpo de Bombeiros.
Procurada pelo Santa Portal, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informa que esteve na empresa de pescados e confirmou vazamento de amônia durante operação neste sábado. “Os trabalhos foram interrompidos e o vazamento, momentâneo, foi cessado”, diz a nota.
Segundo a companhia, a amônia é utilizada no processo de refrigeração e em contato com o ar se dissipa rapidamente, principalmente em temperaturas elevadas.
“O episódio ocorreu pela manhã e os responsáveis indicaram substituição do equipamento a partir da segunda-feira”, conclui o comunicado emitido pela Cetesb.