Roubos e furtos de cargas na Baixada Santista cresceram 429% em 2023, diz levantamento

Por Santa Portal em 03/04/2024 às 06:00

Divulgação/Polícia Civil
Divulgação/Polícia Civil

As cidades da Baixada Santista, alvos de operações constantes da polícia em 2024, registraram uma explosão de violência em 2023. Os dados do Boletim Tracker-Fecap revelam que, de janeiro a dezembro do ano passado, os roubos e furtos de cargas cresceram 429%, na comparação com 2022. Guarujá registrou alta de 8.900%, seguida de São Vicente, com aumento de 1.054%.

“Os dados revelam a gravidade da situação e a necessidade de ações coordenadas entre as forças de segurança, o setor de transportes e as autoridades locais para combater esse aumento da criminalidade”, afirmou o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP, Erivaldo Costa Vieira.

Para a diretora de Marketing e Vendas do Grupo Tracker, Ana Cardoso, essa alta pode estar relacionada “a uma adaptação tática dos criminosos, migrando de atividades menos lucrativas para o roubo de carga como nova fonte de renda; movimento este observado em outras regiões do país, como o Rio de Janeiro. Além da atuação das forças policiais, é preciso maior investimento das empresas em inteligência e itens de segurança”.

O levantamento também considerou todas as 24 cidades da região de Santos – inclui municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira -, que registraram um crescimento médio de 156% nas ocorrências, em 2023, na comparação com o ano anterior.


Foto: Divulgação
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.