Professor de surf denuncia abordagem truculenta de agente da GCM em Guarujá; VÍDEO
Por Santa Portal em 14/01/2026 às 15:00
Um professor de surf denunciou uma abordagem truculenta por um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, no litoral de São Paulo, na manhã de segunda-feira (12), na Praia das Pitangueiras. O episódio foi registrado em vídeo, que passou a circular nas redes sociais.
Segundo o instrutor Alax Soares, ele e uma amiga estavam dando aulas de surf quando agentes da GCM recolheram a bicicleta dela, que havia sido deixada no canto do Morro do Maluf. “A gente sempre deixa as bikes ali, já há bons anos. Não tem nenhuma placa dizendo que não pode deixar a bicicleta parada naquele local”, afirmou.
Ao perceber a movimentação dos agentes, Alax disse que tentou intervir para evitar que a bicicleta fosse levada. “Eu falei para ela ir lá ver se conseguia resolver, porque isso ia prejudicar a forma como ela iria embora depois, com as pranchas”, relatou. Ele afirma que, ao se aproximar, foi alvo de uma abordagem exaltada por parte de um dos agentes. “Foi uma abordagem totalmente fora do padrão comigo. Ele estava muito alterado, sem necessidade”, disse.
No vídeo, o professor aparece ainda com a prancha e vestindo lycra de instrutor. Ele conta que tentou explicar que estava trabalhando no local.
Alax também relatou que se identificou como surfista profissional e mencionou já ter atuado como guarda-vidas temporário por cinco anos. Segundo ele, isso foi interpretado de forma negativa pelo agente. “Ele disse que eu estava dando uma carteirada. Eu falei que não, que estava só me identificando”, contou. Ainda de acordo com o instrutor, o agente respondeu que ele não poderia usar o fato de já ter trabalhado como guarda-vidas.
O Santa Portal entrou em contato com a Prefeitura de Guarujá, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.
Professor de surf denuncia abordagem truculenta de agente da GCM em Guarujá
— #Santaportal (@Santaportal1) January 14, 2026
Reprodução/Instagram pic.twitter.com/ZaywWrsR7Y