Previsão de maré elevada e mar agitado no final de semana se mantém, aponta NPH-Unisanta
Por Santa Portal em 08/08/2025 às 15:00
A previsão de maré elevada e mar agitado entre sexta-feira (8) e domingo (10) se mantém para toda a região da Baixada Santista. O alerta foi reforçado nesta tarde pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta) e pela Sala de Situação da Baixada Santista, devido ao avanço de uma frente fria com ventos intensos na faixa litorânea.
Segundo os modelos numéricos, o nível do mar pode atingir até 2 metros na orla da região e 2,3 metros no interior do estuário de Santos e São Vicente, com o pico previsto para as 16h de domingo (10). Isso representa um aumento de até 50 centímetros em relação à tábua de marés.
De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, o estado é de alerta na região da orla em todos os municípios da Baixada Santista e no interior do estuário de Santos, São Vicente e Cubatão.
Além da elevação do nível do mar, o mar deve permanecer agitado durante o fim de semana. Na Baía de Santos e nas demais cidades da região, como Bertioga, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, as ondas vindas do quadrante sul poderão ultrapassar 2 metros de altura significativa entre sábado e domingo.
Chegada de frente fria
A chegada da frente fria também deve provocar instabilidades atmosféricas. A partir da tarde desta sexta-feira (8), há previsão de chuvas fracas a moderadas, com volume entre 5 e 10 milímetros.
No sábado (9), a precipitação pode ganhar força e se tornar moderada a forte, acumulando entre 10 e 30 milímetros.
Já no domingo (10), a tendência é de enfraquecimento das instabilidades, com possibilidade de chuvas fracas e volume abaixo de 5 milímetros. Ao longo desse período, também são esperadas rajadas de vento que podem ultrapassar 50 km/h.
Caso as previsões se confirmem, há risco de alagamentos persistentes durante os períodos de maré alta, que podem ser agravados pela ocorrência de chuvas. Apesar disso, os modelos não apontam, até o momento, para impactos significativos em estruturas urbanas causados pelas ondas.
O NPH-Unisanta recomenda que a população acompanhe regularmente as previsões oceanográficas e meteorológicas até o fim do fim de semana. O boletim, divulgado às 11h desta sexta-feira, foi elaborado com base nos sistemas IARA-BS e AquaSafe Santos, utilizados pela Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista. Mais informações estão disponíveis no site.
Vale lembrar que este é um boletim informativo e que as previsões podem ser atualizadas. Informações oficiais sobre as condições do mar devem ser consultadas junto à Marinha do Brasil.