Papagaio e saguis mantidos em casa sem autorização legal são resgatados em Guarujá; VÍDEO
Por Santa Portal em 10/02/2026 às 05:00
Três animais foram resgatados após serem mantidos em cativeiro doméstico, sem autorização legal, na tarde da última sexta-feira (6), em Guarujá, no litoral de São Paulo. Veja no vídeo abaixo.
Agentes do 1º DP encontraram um papagaio e um casal de saguis-de-tufo-branco, dentro de uma casa no bairro Morrinhos III. Segundo informações da Polícia Civil, todos eles “estavam vivendo como integrantes oficiais da família, aparentemente saudáveis e acostumados à convivência doméstica”.
A equipe policial, ao chegar ao imóvel, encontrou os animais em grandes gaiolas, instaladas de forma organizada, o que reforçava os relatos de que recebiam cuidados constantes há muitos anos. O papagaio, criado há mais de 15 anos pela família, e os saguis, que conviviam no local há mais de seis, eram tratados como integrantes do lar, circulando ocasionalmente pelo quintal e retornando voluntariamente à residência. Apesar disso, a manutenção de fauna silvestre sem autorização permanece proibida pela legislação ambiental brasileira.
Após a constatação dos fatos, a Polícia Civil realizou os procedimentos legais previstos, com a lavratura do termo circunstanciado e encaminhamento ao Juizado Especial Criminal do Guarujá.
Os animais foram apreendidos e entregues ao Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal e seguiram para a Polícia Militar Ambiental, onde serão avaliados e direcionados conforme as normas de proteção à fauna.
Selecionar Papagaio e casal de saguis são resgatados em Guarujá
— #Santaportal (@Santaportal1) February 9, 2026
(Crédito: Divulgação/Polícia Civil) pic.twitter.com/AdSWhbCvhg