Nevoeiro intenso paralisa travessia de balsas por mais de 10 horas

Por Santa Portal em 09/09/2024 às 10:00

Reprodução
Reprodução

Em um cenário que virou rotineiro, o forte nevoeiro registrado na Baixada Santista entre a noite deste domingo (8) e manhã desta segunda-feira (9) resultou na paralisação da travessia de balsas por mais de 10 horas. A navegação no canal do Porto de Santos foi interrompida às 20 horas de ontem.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a travessia de balsas entre Santos e Guarujá precisou ser paralisada devido à baixa visibilidade às 23h25. Já o serviço da travessia de pedestres entre Vicente de Carvalho e Santos foi interrompido às 23h43.

Em nota, a Semil ressaltou que é necessário aguardar a melhora das condições climáticas para o retorno da operação para garantir a segurança dos usuários e das tripulações. A travessia de Vicente de Carvalho foi normalizada por volta das 8h50.

O que causa o fenômeno?

De acordo com o Climatempo, o nevoeiro é a umidade que se condensa próxima do solo. Ele é formado por gotículas de água extremamente pequenas que ficam em suspensão perto da superfície.

A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para a formação de um nevoeiro, segundo o Climatempo. Vento fraco ou a falta dele, além de baixa temperatura, são outras condições importantes para a formação do fenômeno.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.