Leilão de 14 travessias hídricas em SP recebe quatro propostas

Por Paulo Ricardo Martins/Folhapress em 10/11/2025 às 20:00

Divulgação/Semil
Divulgação/Semil

O Governo de São Paulo recebeu nesta segunda-feira (10) quatro propostas para o leilão de concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado. Os documentos foram entregues pelas empresas Cs Infra e Comporte e pelos consórcios Acqua Vias SP, encabeçado pela Internacional Marítima, e Consórcio Travessias SP.

O certame está marcado para a tarde desta quinta-feira (13), na B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo).
O projeto prevê a concessão de 14 linhas de transporte no sistema de travessias hídricas.

A concessão inclui travessias consideradas estratégicas no litoral do estado, como as entre Santos-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela. Além disso, abrange o sistema de balsas da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), que conta com três balsas para atender a região metropolitana de São Paulo (Bororé, Taquacetuba e João Basso) e o serviço de balsa no reservatório de Paraibuna, com três travessias na região do Vale do Paraíba: Porto Paraitinga, Porto Natividade da Serra e Porto Varginha.

O governo estadual estima investimentos de R$ 2,5 bilhões, que incluem renovação completa da infraestrutura, construção de novos terminais e aquisição de 45 novas embarcações elétricas, híbridas e de baixo consumo.

O modelo da concessão é de PPP (parceria público-privada), com prazo contratual de 20 anos.
A base tarifária atual será mantida, assim como a gratuidade e os benefícios concedidos a usuários e moradores das regiões atendidas pelos serviços.

Entre as rotas contempladas estão São Sebastião-lhabela, Santos-Vicente de Carvalho, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá, Cananéia-Continente, Cananéia-Ilha Comprida, Cananéia-Ariri, Iguape-Juréia, Bororé-Grajaú, Taquacetuba-Bororé, João Basso-Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra.

O sistema transporta por ano cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos.Um dos proponentes, o Consórcio Travessias SP é composto por CLD Construtora, Biancar Serviços e Locações, Camila Navegação Transporte, Engemais Empreendimentos e Participações, F. Andrei Neto, Raff Geração e Comércio de Energia Elétrica.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.