Lancha naufragada em Itanhaém era ocupada por veterinário de Guarujá e seus pais
Por Santa Portal em 25/08/2025 às 20:00
O médico veterinário Bruno Silva Dias, que atua em uma clínica no bairro das Pitangueiras, em Guarujá, e seus pais, Lucídio Dias e Maria Aparecida Dias, são os ocupantes da lancha que naufragou a cerca de 25 quilômetros da costa, nas proximidades da Ilha da Queimada Grande, em Itanhaém, no litoral de São Paulo.
A embarcação desapareceu durante a forte ventania que atingiu a Baixada Santista no último sábado (23), e até o momento, os três permanecem desaparecidos. A informação foi confirmada por uma funcionária da clínica veterinária da qual Bruno é proprietário. Segundo ela, o veterinário realizava um passeio com os pais em uma lancha da família, modelo “Jany”, de 21 pés.
Desde então, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira, com a aeronave SC-105 Amazonas, do Esquadrão Pelicano (2°/10° GAv), e a Polícia Militar, por meio do helicóptero Águia 33, estão mobilizadas nas buscas, que também contam com o apoio de uma lancha particular contratada por familiares das vítimas.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), o pedido de socorro foi feito por um dos tripulantes da lancha, que posteriormente perdeu contato. A ocorrência foi imediatamente comunicada à Marinha, que assim que recebeu o alerta, acionou os protocolos de Busca e Salvamento (SAR). O navio-patrulha Guajará foi deslocado para a região.
Ainda segundo o GBMar, devido ao mau tempo e à baixa visibilidade, a ocorrência foi comunicada à Marinha do Brasil, que deslocou embarcação para as buscas. No domingo (24), o Comando de Aviação da Polícia Militar também foi empregado na operação. No entanto, devido às condições meteorológicas adversas, da baixa visibilidade e da distância da costa, não conseguiram prosseguir com as buscas.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), informou que, em coordenação com o Salvamar Sudeste, está atuando nas buscas pelos tripulantes da embarcação.
O avião realizou buscas no último domingo (24) e decolou novamente na manhã desta segunda-feira (25) de São José dos Campos (SP), para dar continuidade às varreduras na região indicada. Até o momento, não houve visualização dos náufragos ou destroços. As buscas seguem em andamento.
A Capitania dos Portos reforçou a importância da manutenção preventiva das embarcações, da verificação dos equipamentos de salvatagem e do uso adequado dos meios de segurança pelos navegadores.