Jovem é retirado do mar em parada cardiorrespiratória e morre no hospital
Por Santa Portal em 01/09/2025 às 05:00
Um jovem, de 23 anos, morreu após se afogar na Prainha Branca, em Guarujá, no litoral de São Paulo, na tarde deste sábado (30). Um guarda civil municipal (GCM) que estava na praia teria retirado a vítima da água já em parada cardiorrespiratória.
A vítima foi identificada como Matheus da Silva Maia e estava desacompanhada no momento do resgate. Após a atuação do GCM, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) foi acionado imediatamente, por volta das 14h30, e enviou uma equipe com três viaturas e cinco agentes até o local.
A vítima recebeu os primeiros atendimentos ainda na praia por uma equipe do GBMar, e em seguida foi levada até o canto do Forte São João, já em Bertioga, onde foi entregue à Unidade de Resgate de Salvamento Aquático. De lá, Matheus foi transportado até o Pronto-Socorro de Bertioga.
O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do hospital, informou que o jovem chegou à unidade sem sinais vitais. Foram realizadas manobras de ressuscitação conforme protocolo de emergência, mas o óbito foi constatado no local.
De acordo com os bombeiros, o ponto da Prainha Branca onde o afogamento ocorreu não estava sinalizado e tampouco contava com guarda-vidas no momento do incidente. Até o momento, não há a confirmação se ele era morador da região ou turista.