Guarujá inicia aplicação de nova vacina contra a dengue em profissionais da saúde
Por Santa Portal em 10/02/2026 às 11:00
Guarujá inicia nesta terça-feira (10) a aplicação da Butantan-DV, nova vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2025. Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a primeira etapa da campanha será destinada aos profissionais da saúde.
Neste primeiro momento, o público prioritário no município será formado por agentes de endemias e profissionais de quatro unidades de saúde: Jardim dos Pássaros, Santa Rosa, Vila Alice e Paecará. Todos os funcionários que estiverem dentro da faixa etária preconizada, de 12 a 59 anos, serão imunizados.
Primeira do mundo
A Butantan-DV é a primeira vacina do mundo em dose única capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. A aprovação do imunizante teve como base os resultados do ensaio clínico de fase 3, com acompanhamento de cinco anos.
Os dados apontaram 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra casos graves da doença e 100% de proteção contra hospitalizações no público de 12 a 59 anos.