Guarujá cria gabinete de crise para enfrentar falta d’água e Sabesp reforça distribuição
Por Santa Portal em 02/04/2025 às 10:00

A crise de abastecimento de água em Guarujá levou o prefeito Farid Madi (Podemos) a criar um gabinete de crise para buscar soluções urgentes. De acordo com a prefeitura, desde a última sexta-feira (29), cerca de 150 mil moradores de Vicente de Carvalho estão sem abastecimento regular, enquanto a Sabesp tem fornecido caminhões-pipa apenas para escolas e unidades de saúde. O Decreto Nº 16.736, que determina a instituição, foi publicado na edição desta quarta-feira (2) do Diário Oficial.
O novo gabinete, coordenado pelo secretário do Meio Ambiente, Bruno Tacon Cardoso, reúne integrantes das secretarias de Meio Ambiente e Segurança Climática, Coordenação Governamental, Infraestrutura e Obras, Saúde, Operações Urbanas e Planejamento. A principal missão é avaliar medidas emergenciais e pressionar por uma solução definitiva para o problema, que se arrasta há décadas.
A prefeitura já solicitou uma reunião de emergência com a Sabesp e estuda alternativas como o reforço no abastecimento dos reservatórios da cidade com caminhões-tanque de grande porte. Atualmente, a frota disponível — dois veículos do município e seis da Sabesp — tem se mostrado insuficiente.
“Faremos todos os esforços possíveis para garantir o abastecimento e, depois, buscar uma solução definitiva, que garanta a segurança hídrica que Guarujá busca há tanto tempo. Vou monitorar a situação pessoalmente”, afirmou o prefeito que definiu o plano de contingência da Sabesp como ineficaz.
Sabesp afirma operação em carga máxima
Procurada pelo Santa Portal, a Sabesp informa que a distribuição de água em Guarujá e distrito de Vicente de Carvalho está sendo reforçada com a operação, em carga máxima, da travessia subaquática que interliga o sistema de abastecimento da cidade – atendido diretamente pela captação nos rios Jurubatuba e Jurubatuba-Mirim – ao de Santos.
Além disso, a companhia afirma colocar em prática também ações técnicas, com um número maior de equipes para vistorias, pesquisa e reparo de vazamentos e monitoramento e controle de pressão na rede, buscando reduzir os reflexos do período de estiagem característico dos próximos meses, quando os mananciais reduzem de volume, podendo ocorrer intermitências nos momentos de maior consumo da cidade. O Sistema Jurubatuba atualmente opera com cerca de 70% de sua capacidade.
“A Sabesp investe continuamente em seus sistemas e trabalha em conjunto com a prefeitura para aperfeiçoar a infraestrutura do município. Um dos principais investimentos que está sendo realizado construirá mais uma travessia subaquática interligando Santos e o distrito de Vicente de Carvalho”, projeta em nota. “Estão sendo investidos R$ 134,7 milhões para instalar a tubulação que passará sob o canal do Porto, garantindo a segurança hídrica da região com mais 500 litros de água tratada por segundo, até o segundo semestre de 2026”, finaliza.