Fortes chuvas atingem a Baixada Santista e causam alagamentos; VÍDEO
Por Santa Portal em 03/02/2026 às 15:00
As fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista no início da tarde desta terça-feira (3) causaram pontos de alagamento em diversos pontos da região.
Em Santos, no litoral de São Paulo, algumas vias no bairro Boqueirão ficaram alagadas, casos das ruas Bento de Abreu e Dr. Amilcar Mendes Gonçalves.
Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Santos informa que choveu 7,6 milímetros até 15h desta terça. No acumulado do mês foram 13,5 milímetros. Foi registrada apenas a queda de um galho de árvore na UME Eunice Caldas, na Vila Belmiro, que atingiu o muro de um imóvel vizinho. Uma equipe da Coordenadoria de Paisagismo realizará a remoção do material até o fim da tarde.
Foram registrados pontos de alagamentos na Praça Washington com Rua Santa Catarina e na Avenida Nossa Senhora de Fátima (São Vicente/Santos), em aproximação à Rua Ana Santos, mas sem implantação de desvios. Na praça a situação já está normalizada, enquanto na Avenida Nossa Senhora de Fátima ainda há água nas faixas da direita e central, mas a via segue transitável.
Fortes chuvas causam alagamentos em ruas do Boqueirão, em Santos
— #Santaportal (@Santaportal1) February 3, 2026
(Crédito: Santa Portal) pic.twitter.com/ba5pXousJr
Antes do temporal, a Defesa Civil do Estado de São Paulo enviou um alerta para os celulares da população da Baixada Santista sobre a chegada de chuva forte ao litoral paulista nesta tarde, com raios, ventos e chance de queda de granizo em algumas áreas.
Confira a situação nas cidades da região:
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa, por meio da Defesa Civil, que até o momento, não houve registro de ocorrências relacionadas com a chuva desta terça-feira (03). O índice pluviométrico é medido pela manhã, portanto a precipitação de hoje só será verificada na quarta-feira (4).
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informa que o acumulado de chuva das últimas 24h é de 32,3 mm. Até o momento, nenhum órgão municipal foi acionado para ocorrências relacionadas ao temporal.
Há pontos de alagamento transitáveis nas vias Av. Capitão Luiz Antônio Pimenta, próximo à Rua do Estudante (Bitaru) e Av. Augusto Severo, próximo à Rua Indaiatuba (Catiapoã).
A Rua Mascarenhas de Moraes (Bitaru) está com ponto de alagamento intransitável. As forças de segurança seguem atentas, monitorando os pontos mais críticos.
Bertioga
De acordo com a Defesa Civil de Bertioga, não houve registro de chamados pelo telefone de emergência 199 nas últimas 24 horas.
Os pluviômetros registraram 33 mm de chuva no bairro Centro e 42 mm no Guaratuba. A orientação é que a população permaneça em locais seguros durante chuvas e trovoadas, evite abrigo sob árvores ou marquises e não transite por áreas alagadas.
Mongaguá
De acordo com a Defesa Civil de Mongaguá, nas últimas 24 horas foram registrados 14,97 mm de chuva no município. Até o momento, não houve ocorrências relacionadas às condições climáticas, como queda de árvores, alagamentos ou enchentes.
A Defesa Civil segue em monitoramento constante, com equipes de prontidão para atendimento de eventuais chamados.
Como medida preventiva, orienta-se a população a redobrar a atenção durante tempestades, especialmente em locais com fiação elétrica e árvores, e evitar permanecer sob estruturas frágeis em caso de ventos fortes. A recomendação é que os moradores acompanhem os comunicados oficiais e, em situações de emergência, acionem a Defesa Civil pelo 199.
Peruíbe
Peruíbe não registrou nenhuma ocorrência causada pelas chuvas.
* As outras cidades da região ainda não se manifestaram.