Equipamentos de segurança de Guarujá recebem vistorias
Por Santa Portal em 14/04/2024 às 08:00
As obras do futuro Complexo de Segurança Pública e Defesa Social de Guarujá foram vistoriadas pelo prefeito Válter Suman e os secretários municipais Adilson de Jesus (Infraestrutura e Obras) e Valéria Amorim (Defesa e Convivência Social) na última sexta-feira (12). Também ocorrerá a construção das novas instalações da Companhia de Força-Tática.
O projeto engloba importantes equipamentos da Guarda Civil Municipal (GCM) em um só lugar. A área construída será de 1.443,45 metros quadrados e está localizada na atual sede da GCM, que fica na Rua Dr. Carlos Nehring, 405 – Jardim Helena. A previsão de término da obra é de 12 meses.
A iniciativa foi viabilizada a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), de uma Ação Civil Pública de Meio Ambiente, homologada pelo Ministério Público.
O complexo vai abrigar uma nova sede para o Comando da Guarda Civil Municipal, a Superintendência de Monitoramento e Análise de Informações, gabinete da Secretaria de Defesa e Convivência Social, Patrulha Maria da Penha, Coordenadoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (CEIP), área social, salas de aula, vestiários e estacionamentos.
Doação de terreno
As instalações da atual sede do 21º Batalhão da Polícia Militar – BPM/I (Rua José Avelino de Oliveira, 171 – Guaiúba) também foram visitadas. A Administração Municipal realizou a doação da escritura ao Governo do Estado para a construção das novas instalações da Companhia de Força-Tática. O documento possibilitará o processo de licitação por parte da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
A Companhia de Força-Tática foi instituída na solenidade de abertura da Operação Verão 2023/2024, em dezembro, e contará com mais de 120 PMs que atenderá, além de Guarujá, Bertioga e Cubatão.