Conheça cinco praias para surfar em Guarujá

Por Laura Andrade em 03/11/2025 às 06:00

Reprodução/Instagram: @theocabeleira
Reprodução/Instagram: @theocabeleira

O Guarujá, além de ter praias perfeitas para uma sessão de surf, também é um celeiro de profissionais da modalidade, como o campeão do mundo Adriano de Souza, o Mineirinho. Isso sem falar quantidade imensa de competições de surf ao longo da temporada.

Cada praia de Guarujá tem suas características próprias para agradar todos, desde quem está começando no esporte até atletas experientes, mais acostumados com a agitação do mar. Para ajudar os surfistas que querem desbravar o mar de Guarujá, pedimos a opinião de surfistas que competem na região. Confira abaixo algumas das melhores praias para surfar.

Praia do Tombo

Para a surfista Mel Yukari, bicampeã santista de surf (2021 e 2022), a Praia do Tombo é de fácil acesso e sem muitas dificuldades para chegar ou estacionar. “Suas fortes ondas tornam o ambiente perfeito para quem busca praticar o esporte, se tornando um ponto de encontro de muitos atletas e moradores locais.”

A praia do Tombo é uma das mais certificadas da América do Sul, provando ser um ambiente limpo e com paisagens verdes ao redor.

Praia das Astúrias

O surfista Theo Cabeleira, campeão brasileiro pro e brasileiro pro junior, comentou que o canto direito da Praia das Astúrias, conhecido como Galhetas, é considerado um lugar agradável para surfar. “As ondas são mais tranquilas, proporcionando uma experiência boa tanto para treinos quanto para momentos de lazer.”

A praia é menos movimentada que outras da cidade, o que garante um ambiente calmo.

Praia das Pitangueiras

A Praia das Pitangueiras é uma das mais conhecidas na cidade. De acordo com Edy Amorim, surfista profissional e técnico, “elas são perfeitas, com ondas bem formadas, ideal tanto para iniciantes quanto para surfistas intermediários e o acesso é super fácil.”

Além disso, a praia oferece boa infraestrutura, com quiosques e aluguel de equipamentos.

Praia de São Pedro

Se você busca exclusividade e um ambiente mais calmo, a Praia de São Pedro é uma ótima opção. Localizada em um condomínio fechado, o acesso é restrito e com um número limitado de carros por dia, oferecendo uma experiência mais privada, o que a torna perfeita para quem deseja surfar longe da multidão.

“Como o acesso é controlado, o número de pessoas é reduzido, por isso o ideal é ir de carro, porque dentro do condomínio não há transporte para visitantes e a praia fica distante da entrada”, explica Theo Cabeleira.

Praia da Enseada

Por fim, com a sua faixa de areia de 5km de extensão, e sendo apontada pelo surfista Cassian Cursi, que surfa pelo Guarujá há mais de 15 anos, a praia da Enseada é uma das favoritas de muitos moradores e turistas do Litoral.

“Fora da temporada, a orla ampla fica tranquila e é perfeita para pegar uma boa onda. Além da beleza natural que tem ao redor da praia, é muito conhecida pelas boas ondas que se formam em sua bancada, atraindo os surfistas”, explica Cursi.

Tem um fácil acesso e com opções de estacionar em vagas públicas que tem no local.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.